Prefeito participa do Sorteio dos Grupos das Eliminatórias da Copa de 2014
Evento na Marina da Glória foi transmitido ao vivo para cerca de 200 países em todo o mundo
30/07/2011 » Autor: Juliana Romar /Fotos: Beth Santos
O prefeito Eduardo Paes participou neste sábado, dia 30, na Marina da Glória, do primeiro evento oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014: o Sorteio dos Grupos das Eliminatórias. A cerimônia, considerada o "pontapé inicial" do mundial esportivo no Brasil reuniu autoridades dos três níveis de governo, membros de delegações esportivas, além de celebridades do futebol e artistas.
O evento foi aberto com pronunciamento do prefeito Eduardo Paes e do governador Sérgio Cabral, que destacaram a importância da Copa do Mundo no Brasil. Paes falou sobre os legados que a competição irá deixar para a população carioca:
- Todas as cidades brasileiras estão se preparando muito, deixando legados esportivos, que são os estádios novos e mais modernos, com muita qualidade; legados econômicos, já que um evento desse porte gera empregos e traz riquezas, além dos legados para a cidade, com obras de mobilidade urbana. Aqui no Rio estamos fazendo os BRTs (Bus Rapid Transit), que são transporte de massa para a população. Estamos nos dedicando muito para entregar ao mundo uma Copa que será inesquecível e a melhor de todos os tempos - afirmou.
O governador Sérgio Cabral também destacou o impacto que a Copa do Mundo trará para o Brasil:
- O prefeito do Rio tem toda a razão quando fala sobre os legados de mobilidade urbana, de saneamento, mas o maior deles é a autoestima do povo brasileiro, que está muito feliz de poder receber o mundo inteiro aqui em 2014 - disse.
Após a exibição de um vídeo sobre a Cidade Maravilhosa, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, destacou a importância do Brasil para o futebol e agradeceu aos governos locais:
- Agradeço o apoio dos governos das cidades envolvidas e do povo brasileiro para a realização desse evento tão importante. Hoje é o pontapé inicial e um dia muito especial. Estamos muito felizes e otimistas. A FIFA confia no Brasil - ressaltou Blatter.
A presidenta Dilma Roussef exaltou as características do país e o otimismo na realização do mundial:
- O Brasil continua a ser identificado como o país do futebol. E isso nos envaidece, mas nosso povo tem muitos motivos de orgulho: uma economia estável e em crescimento e um país que promove a inclusão social e que tem na diversidade étnica, cultural e religiosa suas riquezas, convivendo respeitosamente com o meio ambiente. O país está se preparando para receber a competição, com toda a infraestrutura necessária, eficiente sistema de transporte, avançada tecnologia de comunicação e muita segurança - disse.
No sorteio preliminar, neste sábado, às 15h (horário de Brasília), 175 países, provenientes de cinco zonas de eliminatórias (África, Ásia, Europa, América do Norte, Central e Caribe e Oceania), participaram do sorteio, que definiu quais equipes se enfrentarão na disputa por uma das 31 vagas disponíveis na Copa do Mundo da FIFA 2014, no Brasil, em junho e julho de 2014. Como anfitrião, o Brasil está automaticamente classificado.
Também participaram da cerimônia o ministro dos Esportes, Orlando Silva; o presidente do Comitê Organizador Local (COL) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira; e o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valke, além de personalidades como João Havelange, Pelé (embaixador honorário do Brasil para a Copa de 2014), Cafu, Neymar, Zico, Lucas, Bebeto, Lucas Piazon, Zagallo, Paulo Henrique Ganso e Ronaldo Fenômeno.
No site oficial da FIFA (http://pt.fifa.com/), os interessados encontram o resultado do sorteio preliminar no Rio.