31 de julho de 2012
Acontecerá no dia 7 de agosto, o mais recente curso do CapacitaCOREN: "Interpretação de ECG para Enfermeiros", tendo como público alvo enfermeiros e acadêmicos de enfermagem.
O evento ocorre de 9 às 18h no Instituto Est. Cardiologia Aloysio de Castro - IECAC - Rua David Campista, 326 - Humaitá
A inscrição deverá ser feita através do e-mail: capacitacursos@coren-rj.org.br
Aguarde a confirmação da inscrição por e-mail.
VAGAS LIMITADAS!
27 de julho de 2012
27 de julho DIA DO PEDIATRA
Eduardo Antonio, Sheila Tavares e Maria Nazareth Pediatras da Unidade |
A Pediatria da Policlínica Manoel Guilherme da Silvera Filho existe desde a fundação do então chamado PAM Bangu, ocorrida em janeiro de 1966. No início quando era uma unidade com funcionamento de 24 horas contou com cerca de 80 pediatras nos atendimentos de emergência, pronto-atendimento e ambulatorial.
O tempo passou as mudanças vieram, a unidade atualmente tem perfil ambulatorial, mas o foco destes importantes profissionais continua sendo "proteger e cuidar do indivíduo em uma de suas fases de grande vulnerabilidade".
Nas consultas de puericultura faz-se a detecção precoce de doenças genéticas, incentiva-se o aleitamento materno, a alimentação correta, a vacinação e orienta-se quanto a prevenção de acidentes, ações básicas para a garantia do desenvolvimento saudável.
Na adolescência o pediatra é igualmente importante na prevenção de doenças, entre elas as sexualmente transmissíveis, na orientação sobre contracepção, na prevenção de acidentes e uso de drogas além do acompanhamento do desenvolvimento físico e emocional, evitando-se assim os agravos à saúde.
Na adolescência o pediatra é igualmente importante na prevenção de doenças, entre elas as sexualmente transmissíveis, na orientação sobre contracepção, na prevenção de acidentes e uso de drogas além do acompanhamento do desenvolvimento físico e emocional, evitando-se assim os agravos à saúde.
A Policlínica conta atualmente com sete pediatras, dos quais cinco estão na assistência, o Dr. André Henriques, Dr. Helson Araujo, Dr. Paulo Hofmann, Dra. Sueli Gomes e Dra. Sheila Tavares e participando da equipe gestora da Unidade estão a Dra Maria Nazareth e o Dr. Eduardo Antonio.
Parabéns a estes profissionais e a todos que passaram pela Policlínica, pela dedicação e empenho no exercício da profissão!
Fonte:http://007blog.net/a-importancia-do-medico-pediatra/
24 de julho de 2012
Lei assegura mais garantias para enfermagem
A enfermagem do Rio conta com mais garantias para o
exercício da profissão. Foi publicada no Diário Oficial do Poder Executivo
desta sexta-feira (20/07) a Lei 6.296/12, de autoria da deputada Enfermeira
Rejane. A proposta traz, em nove artigos e um anexo, regras como a
obrigatoriedade da designação de espaço adequado para o repouso da enfermagem
nas unidades de saúde localizadas no estado do Rio; a proibição de plantões
superiores a 24 horas ininterruptas, e a normatização, de forma clara e
objetiva, da aplicação de medidas mínimas exigíveis para a melhoria das
condições de saúde ocupacional dos profissionais da enfermagem, por meio do
desenvolvimento de uma cultura de promoção da saúde no trabalho.
Pela lei - compromisso de campanha da deputada que,
como a maioria da categoria, já vivenciou essa situação de discriminação e
descaso - os profissionais deverão ter acesso a dispositivos de proteção
adequados, tais como óculos de proteção, aventais impermeáveis, luvas, toucas e
máscaras; imunização contra agentes biológicos e demais doenças evitáveis por
vacinação, e hemograma completo, anual, para os profissionais que atuem em
procedimentos cirúrgicos, radiodiagnósticos, radioterapêuticos e no preparo de
quimioterapia.
“Esse projeto dará uma condição melhor de trabalho
para a categoria. Já vi profissionais dobrando 72 horas. Não há quem aguente uma rotina como esta. A enfermagem
deve receber o mesmo tipo de tratamento dos demais profissionais da área de
saúde. Suas escalas diárias de trabalho devem ser elaboradas de forma que
permitam pausas compensatórias em ambiente específico, amplo, arejado e provido
de mobiliário, sem a dobra obrigatória de plantão acima de 24 horas
ininterruptas. Com as medidas propostas, todos saem ganhando: o profissional
que passa a ser valorizado e a população que contará com um melhor
atendimento”, afirma a deputada.
Foto: http://www.enfermeirarejane.com.br/galerias/5
Foto: http://www.enfermeirarejane.com.br/galerias/5
23 de julho de 2012
Parto em casa: resoluções publicadas no Diário Oficial
A partir desta quinta-feira, dia 19, fica proibida a participação de médicos em partos domiciliares e na assistência perinatal que não seja realizada em maternidades. Está proibida também a ação de parteiras ou qualquer pessoa que não seja profissional de saúde no parto em ambientes hospitalares. As resoluções 265 e 266, publicadas no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro sob as atribuições do CREMERJ, tratam do caso.
As resoluções consideram o artigo 18 do Código de Ética Médica, que veda aos médicos “desobedecer aos acórdãos e às resoluções dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina ou desrespeitá-los” e o artigo 6º da Constituição Federal, que estabelece que a saúde e a proteção à maternidade e à infância são direitos sociais.
O médico que participar de equipes de suporte previamente acordadas a partos domiciliares é passível de processo disciplinar. As recomendações do Conselho Federal de Medicina e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) atentam para que os partos sejam realizados apenas em maternidades, sem os riscos iminentes em locais inadequados e sem a devida assepsia.
Na resolução 266 impede a participação de pessoas não habilitadas ou de profissões não reconhecidas na área da saúde durante e após a realização do parto, em ambiente hospitalar, com exceção aos acompanhantes legais. Estão incluídas nesta proibição as chamadas doulas, obstetrizes ou parteiras.
Deve-se considerar que a assistência na gravidez é dinâmica e exige vigilância permanente por conta de situações emergenciais que possam surgir durante o trabalho de parto, exigindo, inclusive, procedimentos médicos complexos e imediatos. As decisões levam em conta que o médico não pode atestar óbito nos casos em que há atuação de profissional não-médico, com exceção das situações de urgência obstétrica. Neste caso, deve ser feita uma notificação ao CREMERJ expondo as circunstâncias.
A presidente do CREMERJ, Márcia Rosa de Araújo, alerta para a segurança das gestantes e do bebê, o parto tem riscos e complicações inerentes. Caso algum problema aconteça, é preciso intervenção imediata para salvar mãe e bebê. O conselheiro Luís Fernando Moraes afirma que essas resoluções são mais uma medida pioneira em defesa do paciente e do ato médico. “Esperamos que seja replicada Brasil a fora”, completa.
Para ler na íntegra as resoluções 265 e 266, acesse os links:
http://www.cremerj.org.br/legislacao/detalhes.php?id=714&item=1
http://www.cremerj.org.br/legislacao/detalhes.php?id=715&item=1
http://www.cremerj.org.br/legislacao/detalhes.php?id=715&item=1
18 de julho de 2012
Férias… Soltar pipas pode ser uma brincadeira perigosa!
Inverno e férias. A combinação é perfeita para soltar pipas, já que as crianças têm mais tempo para brincar e o tempo fica muito favorável para a prática (céu limpo, ventos mais intensos e constantes, escassez de chuva e de raios). Mas a brincadeira pode ser muito arriscada e trazer graves consequências se acontecer próxima à rede elétrica.
Todos os anos nesta época as companhias energéticas fazem campanhas de conscientização para alertar a população sobre o perigo e para informar sobre os prejuízos, que são bem altos.
Entre as principais causas dos desligamentos de energia neste período estão o rompimento de cabos por causa do uso do cerol (mistura cortante feita com cola, vidro e restos de materiais condutores de eletricidade) e curtos-circuitos provocados pela tentativa de retirar as pipas da rede.
Por isso oriente as crianças para não tentar recuperar as pipas enroscadas em postes ou linhas de transmissão e nem se arriscar subindo em muros ou correndo em beiras de rodovias, pontes e viadutos.
O contato com a rede elétrica pode ser fatal!
Fonte:http://www.programacasasegura.org/br/seguranca/ferias-soltar-pipas-pode-ser-uma-brincadeira-perigosa/
Fonte:http://www.programacasasegura.org/br/seguranca/ferias-soltar-pipas-pode-ser-uma-brincadeira-perigosa/
13 de julho de 2012
Policlínica atinge a marca de mais de 620 mil procedimentos
De toda Rede Municipal, a Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho foi quem ficou com o primeiro lugar na categoria "Produtividade das Policlínicas", com mais de 620 mil procedimentos no primeiro semestre deste ano.
Durante a cerimônia de agradecimento aos servidores pela meta alcançada, a unidade recebeu a visita do Sub-secretário Daniel Soranz, que parabenizou a todos pelo desempenho excepcional.
10 de julho de 2012
Brasil atinge meta: 95% das crianças vacinadas
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite alcançou a meta de 95% de imunização das 14,1 milhões de crianças que formam o público-alvo. Ao todo, 13,4 milhões de pessoas de até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade receberam as duas gotinhas que garantem a imunidade contra a paralisia infantil. Em 15 estados a meta foi atingida e nos outros a vacinação poderá continuar até que a cobertura ideal seja alcançada.
A paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge principalmente crianças de até cinco anos. É caracterizada por quadro de paralisia flácida de início súbito, principalmente nos membros inferiores. Sua transmissão ocorre pelo Poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local favorecem a transmissão.
O Ministério da Saúde repassou 21,2 milhões de doses da vacina para as secretarias estaduais e municipais de saúde. Além disso, o Ministério da Saúde repassou R$ 37,2 milhões, por meio do Fundo Nacional de Saúde, aos fundos dos estados e dos municípios para operacionalização das campanhas.
Eliminação – O último caso da doença no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o Brasil recebeu daOrganização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Embora não haja circulação do vírus em território nacional, neste ano, 16 países registraram casos de paralisia infantil e, em três deles, a doença é endêmica: Afeganistão, Nigéria e Paquistão. Para evitar a reintrodução do vírus no Brasil, é fundamental a manutenção da vacinação.
A aplicação das gotinhas tem como objetivo manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva com a vacinação de todas as crianças menores de cinco anos no mesmo período. Esta estratégia também permite a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente, ajudando a criar a imunidade de grupo. É importante ressaltar que não existe tratamento para a pólio, apenas a prevenção por meio da vacina.
Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/brasil-atinge-meta-95-das-criancas-vacinadas/
Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/brasil-atinge-meta-95-das-criancas-vacinadas/
8 de julho de 2012
Funcionário Padrão 2012
O Funcionário Padrão eleito pela Policlínica foi a servidora Márcia do Almoxarifado, ela recebeu o título, pelo segundo ano consecutivo, pelo seu carisma e responsabilidade no desempenho da função.
As entrevistas com os eleitos, pelas Unidades da SMSDC acontecerão até o dia 27 de julho, está será a 16ª edição da premiação, é aguardar e torcer pela nossa colega.
A atividade tem por objetivo reconhecer o trabalho dos funcionários que mais se destacam no exercício de suas funções diárias.
Veja o vídeo, postado no You Tube!
5 de julho de 2012
Zona Oeste recebe três novas Clínicas da Família
A Prefeitura do Rio inaugurou mais três Clínicas da Família na Zona Oeste, ampliando o atendimento em saúde para mais 58 mil moradores. Serão abertas as unidades Rosino Baccarini, em Bangu; Sonia Maria Ferreira Machado, em Santíssimo; e Antonio Gonçalves Villa Sobrinho, em Inhoaíba. Nas três clínicas, o serviço será feito por 17 equipes, estimando-se duas mil consultas por mês em cada unidade. Os pacientes poderão utilizar os serviços de visita domiciliar, saúde bucal, vacinação, pré-natal, exames de raios-x, exames laboratoriais, ultrassonografia, curativos, eletrocardiograma, teste do pezinho, além de tratamento para
pacientes diabéticos e hipertensos, entre outras doenças.
As clínicas Rosino Baccarini e Sonia Maria Ferreira Machado ainda abrigarão centros de Convivência do Idoso com Sala de Bem Estar, que oferece atividades supervisionadas para usuários da terceira idade.
Fonte: http://doweb.rio.rj.gov.br/visualizar_pdf.php?edi_id=1807&page=1&download=ok
3 de julho de 2012
CRACK É TEMA DE APRESENTAÇÃO TEATRAL
O Grupo Teatral Ensiniemcena apresentou nesta segunda (02), na Policlínica a peça "VIVA", contando a história de um grupo de teatro que está montando uma peça sobre a prevenção do uso de drogas para estudantes. A dificuldade do tema impõe ao elenco diversos testes de linguagem de como apresentar cenas que provoquem nos espectadores reflexão e crítica. Sem contar que um dos atores desapareceu. Utilizando a meta-linguagem e o teatro dialético, VIVA! é divertida e ao mesmo tempo profundamente séria. Com inteligência a cia Ensinoemcena aborda o grave problema que atinge milhares de jovens brasileiros em idade escolar. VIVA! é um excelente meio de provocar o diálogo franco e equilibrado. Mais uma produção com a qualidade EnsinoemCena. (duração: 55 minutos)
A estréia da peça ocorreu recentemente em colégios da zona sul do Rio e Zona Norte com grande sucesso.
Há outras peças encenadas pelo grupo abordando temas como bullying, prevenção de DST, gravidez na adolescência e escolha profissional.
Reservas podem ser feitas:
Envie e-mail para: ensinoemcena@ensinoemcena.com.br
Fonte:
Fonte: http://www.ensinoemcena.com