12 de setembro de 2012

Praia limpa: o meio ambiente e a sua saúde agradecem



Latas de refrigerante, vidros, madeiras e diversos outros materiais poluentes são facilmente encontrados nas praias durante os meses de verão. O que pouca gente sabe é que além de causar desequilíbrio ambiental, eles podem  ajudar a transmitir doenças. O simples ato de jogar lixo na areia da praia seja descartáveis, papel ou restos de comida é o suficiente para desencadear uma série de problemas, seja para os animais quanto para os seres humanos.
É o que alerta a professora da UFRPE e membro do Grupo de pesquisa  do Laboratório de Ecologia e Gerenciamento Costeiro e Estuarino (LEGECE-UFPE), a mestre Jacqueline Silva Cavalcanti. “O lixo orgânico, como cascas de coco, cascas de amendoim e restos de alimentos deixados na areia ajudam a proliferação de doenças. Os restos de comida na areia, por exemplo, provocam a surgimento de pombos que ali se alimentam e podem transmitir doenças aos humanos”, diz a professora.
Uma vez no ambiente marinho, o lixo pode causar doenças e até a morte dos animais, bem como penetrar na cadeia alimentar, vindo a envenenar o próprio ser humano. Uma orla marítima mal preservada e cheia de lixo causa prejuízos para todos. Para a economia do local, uma vez que os turistas vão deixar de visitar uma praia suja, para o ecossistema e para os freqüentadores desses ambientes poluídos. A professora, lembra ainda  que pedaços de madeira e vidro jogados na areia da praia causam riscos às crianças  e devem ser colocado no saco e em locais seguros.
 Fonte: http://mosqueiroambiental.blogspot.com.br/2012/07/sos-praias-brasileiras.html

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3464-6030 / 3333-6726

Tecnologia do Blogger.