4 de abril de 2014

Saúde da Mulher - Mobilização contra o câncer do colo do útero

 Postada em 04/04/2014


Nossa Unidade de Saúde, Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho, com as Equipes da Saúde da Família dos Centro Municipal de Saúde Silvio Barbosa,  Centro Municipal de Saúde Jacaré/Cavalo de Aço e  Centro Municipal de Saúde Manoel Guilherme da Silveira Filho, iniciam amanhã, sábado (05) a Campanha do Preventivo. O atendimento será realizado para todas as mulheres que desejarem participar da realização do exame.
O atendimento terá início às 8h e vai até às 171h. Para realização do exame é necessário apresentar CPF, RG e Cartão do SUS.
É fundamental a orientação sobre o que é e qual a importância do exame preventivo, pois sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero. Todas as mulheres do município estão convidadas para realizar o preventivo, que é disponibilizado a todas de forma gratuita.

 

Papanicolau é um exame ginecológico que verifica as alterações celulares no colo do útero. É também chamado de Citologia Oncótica ou Preventivo.


O nome do exame vem de Georgios Papnicolau, médico grego que viveu entre 1883 e 1962, que foi o idealizador da citopatologia.


Este exame serve para verificar se há alterações nas células que ficam na região do colo do útero (localizado na parte baixa do útero, que faz a ligação com a vagina). Dependendo dessas alterações (chamadas de displasia) pode ser detectado o câncer no colo do útero. Porém, esse exame também detecta outras infecções na região, como verrugas genitais, herpes, infecções vaginais causadas por fungos.
É recomendado a todas as a realização deste exame regularmente (no mínimo uma vez por ano), mas aquelas que têm uma vida sexual muito ativa devem ficar ainda mais atentas. Há pessoas mais propensas ao risco de desenvolver câncer no colo do útero, como as que têm muitos parceiros sexuais; se têm ou o parceiro infecção por papiloma vírus humano (HPV); se fuma; se teve várias gestações; se o sistema imunológico é baixo ou debilitado.

 
O preparo do exame requer alguns cuidados: não aplicar lavagem com duchas internas, em usar cremes vaginais. Também não se deve ter relações sexuais por, pelo menos, dois dias antes do exame. O exame leva alguns minutos, mas causa desconforto, pois um aparelho é usado para permitira a abertura das paredes vaginais, a fim de que o médico possa ver o colo do útero. O médico removerá com o auxílio de ferramenta adequada amostra das células que serão enviadas para análise em laboratório.

Após feito o exame, tratamentos serão indicados se forem encontradas alterações nas células. Caso contrário, nada deverá ser feito.

  B E N E F Í C I O S


Ainda que seja um exame que as mulheres “torcem o nariz” para fazer, é de extrema importância para a saúde, pois é por meio dele que se detectam infecções ou a presença de células cancerígenas no colo do útero.

Todo câncer quando diagnosticado precocemente apresenta grande chance de cura. O perigo do câncer de colo de útero é que não apresenta sintomas. Ele só é detectável por meio de exames, como o Papanicolau. É fundamental que a mulher tenha em mente e seja consciente de que cuidar da saúde não é exagero, é necessidade. Especialmente nos órgãos genitais, onde somos compostas de complexidade e sensibilidade. 

Tudo está interligado, a consulta regular ao médico, higiene íntima e a prevenção (como usar preservativo – camisinha – nas relações sexuais, mesmo que seja com parceiro estável). Problemas no útero podem causar muito sofrimento, podendo levar, muitas vezes, até à retirada do órgão. Por isso chamamos a atenção de todas as mulheres, de todas as idades, para cuidarem de sua saúde, sempre!



Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho (PAM Bangu)  - Gestora Neise Villar
CMS Silvio Barbosa - Gerente Andris
CMS Jacaré/Cavalo de Aço - Gerente Malcon
CMS Manoel Guilherme da Silveira Filho - Gerente Larissa Lombardi

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3464-6030 / 3333-6726

Tecnologia do Blogger.