29 de agosto de 2012

Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta.

 
Além dos danos à saúde (como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, dentre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo), ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade: desmatamento, uso de agrotóxicos, agricultores doentes, incêndios e poluição do ar, das ruas e das águas.
Desmatamento
O tabaco, além de prejudicar a saúde de quem fuma, agride o meio ambiente, pois florestas inteiras são devastadas e utilizadas como combustível para alimentar os fornos à lenha e as estufas, que secam as folhas do fumo antes de serem industrializadas. As ações de desmatamento para a produção do fumo de tabaco contribuem de forma significativa para o desmatamento global, correspondendo a aproximadamente 5% do total desmatado nos países em desenvolvimento. Para cada 300 cigarros produzidos, uma árvore é queimada. Cada 15 maços de cigarro que chegam ao mercado sacrificam uma árvore.

Poluição do ar, das águas e matas
A fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono (o mesmo que sai do escapamento dos veículos), substâncias cancerígenas, além de corantes e agrotóxicos em altas concentrações. Imagine a quantidade de toxidade que várias pessoas fumando deixam no nosso planeta.
Filtros de cigarros desprezados no chão e outros locais inadequados e, depois, levados pela chuva para lagos, rios, oceanos, florestas e jardins, demoram cerca de 5 anos para se decompor, podendo matar peixes, animais marinhos e aves que podem ingeri-los. As pontas de cigarro lideram a lista de itens mais coletados nas praias e correspondem de 25 a 50% de todo o lixo coletado em ruas e rodovias.

Uso de pesticidas e agrotóxicos
Grande parte da produção do fumo é feita por agricultores familiares. Na lavoura, trabalham cerca de três a quatro integrantes de cada família, incluindo crianças e adolescentes. Levantamento com fumicultores na região Sul do Brasil concluiu que 55% não usam equipamentos de proteção, como máscaras, luvas e botas.
A pesquisa também concluiu que 48% dos familiares dos agricultores sofrem de problemas de saúde associados ao uso de substâncias químicas, como dores de cabeça persistentes e vômitos. O estudo revelou, ainda, que aproximadamente 80% das famílias se desfazem dos resíduos inadequadamente, jogando os recipientes vazios de agrotóxicos nas florestas ou queimando-os.
Ainda em relação ao uso de agrotóxicos e seus efeitos, entre os fumicultores observa-se maior risco de desenvolvimento de alterações comportamentais, que podem evoluir para depressão e até suicídio. Estudo de 1996 encontrou fortes indícios da relação entre a utilização de pesticidas na fumicultura e o aumento das taxas de suicídio no município de Venâncio Aires (RS), um dos maiores produtores de fumo em folha da região.

Entrave ao desenvolvimento
A colheita das folhas de fumo ocorre em dezembro e janeiro, na qual utiliza-se, massivamente, a mão-de-obra infantil. Tanto que o calendário escolar da região do fumo teve que se adequar a esta realidade, antecipando o término do ano letivo ao início da safra.

Incêndios
25% de todos os incêndios são provocados por pontas de cigarros acesas, tanto domésticos quanto em matas e florestas, o que resulta em destruição e mortes.

Fumo passivo
Estudos revelam que entre pessoas expostas ao fumo passivo há risco 30% maior de desenvolver câncer de pulmão, 30% mais risco de sofrerem doenças cardíacas e 25% a 35% mais riscos de terem doenças coronarianas agudas. Além disso, a propensão à asma e à redução da capacidade respiratória é maior neste grupo.
Um recente e importante avanço na política nacional de controle do tabagismo foi alcançado com a aprovação, pela presidente Dilma Rousseff, da Lei Federal 12.546/2011, que proibiu o fumo em recintos coletivos fechados em todo País.
Com a aprovação dessa medida, o Brasil enfatiza o cumprimento do artigo 8º da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), que determina que os países que assinaram o documento adotem medidas para proteger a população dos riscos do tabagismo passivo em ambientes públicos, locais de trabalho e meios de transporte.
Segundo a OMS, a poluição tabagística ambiental, resultado da fumaça exalada pelo fumante, é a maior causa de poluição de ambientes fechados e a terceira maior causa de morte evitável no mundo.
O ar poluído contém, em média, três vezes mais nicotina e monóxido de carbono, e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante depois de passar pelo filtro do cigarro.
No Brasil, pelo menos, 2.655 não-fumantes morrem a cada ano por doenças atribuíveis ao tabagismo passivo. O que equivale dizer que, a cada dia, sete brasileiros que não fumam morrem por doenças provocadas pela exposição à fumaça do tabaco.
Programação nos Estados:

RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro
27 de agosto
Abertura da exposição: O controle do tabaco no Brasil: uma trajetória, na estação Carioca do metrô, no Rio de Janeiro.
Por meio de 22 painéis fotográficos, a exposição, criada pelo INCA e Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, apresentará os esforços da saúde pública contra os estímulos à prática de consumir cigarros. Serão expostas campanhas criadas por órgãos governamentais preocupados com os malefícios decorrentes do consumo prolongado do tabaco, além de mostrar as estratégias usadas pela indústria tabagista para seduzir milhões de pessoas ao longo de décadas. Cartazes sofisticados, jingles encantadores, propagandas televisivas bem-elaboradas e inserções no cinema são algumas das estratégias que serão exibidas.
Exibição: de 27 de agosto a 8 de setembro, das 5h às 23h.

Rio de Janeiro

CAP 1.0

Centro
Campo de Santana: 25/08/12,de 9 às 13 hs
· Orientações sobre tabagismo, fumo passivo, avaliação com aparelho de monoxímetro, no Evento de Educação Especial e da amamentação.
CAP 2.1
Zona Sul
“Celebração da Saúde" no Largo do Machado: 25/08/12, 8:00 às 14:00
Estande com Monoxímetro, teste de dependência, orientações sobre saúde bucal.
CMS Píndaro de Carvalho Rodrigues - Gávea: 29/08, 14:00hs, no auditório
· Cine Pipoca com o filme "Obrigado por fumar", que problematiza a questão do poder econômico da indústria de tabaco, do lobby realizado, da morbidade e mortalidade dos agravos oriundos do uso de tabaco com um tom de comédia de costumes.Após o filme, discussão sobre o entendimento do conteúdo apresentado, reforçando a questão da saúde e qualidade de vida.
CAP 3.1
Penha, Maré, Ramos, Ilha do Governador, Vigário Geral,
Bonsucesso, Jardim América
CMS Iraci Lopes – Vigário Geral:
· Atividade educativa com Afro Regaae: Consequências do Fumo.
CMS Manguinhos - Bonsucesso :
· Painel integrado, palestra e panfletagem no CIEP Juscelino Kubschek
USF João Cândido – Penha Curcular:
· Encenação na sala de espera
CSF Felippe Cardoso - Penha:
· Café-da-manhã para os grupos novos e de manutenção;
· Impacto do Fumo na Saúde Bucal: avaliação odontológica e atividades educativas;
· Teatro “Cigarro minha vida sem ele” ;
· Vídeos e filmes sobre os malefícios do cigarro, hábitos saudáveis.
CSF Assis Valente:
· Grupo de debate sobre tabagismo, formação do primeiro grupo;
· Exibição de filme no auditório com debate
CSF Augusto Novis:
· Sala de espera e atividades educativas:
CMS Helio Smith – Parque União/Maré:
· Sala de espera e ação no território.
CMS Madre Tereza de Calcutá - Bancários:
· Ações educativas, produção de cartazes.
· Sala de espera: Alimentação saudável e Saúde Buca.l
CSF Joãosinho Trinta – Vigário Geral:
· Sala de espera / atividades educativas no território e cine na unidade.
CMS Necker Pinto – Ilha do Governador:
· Sala de espera com distribuição de material educativo.
Policlínica Newton Alves Cardozo:
· Palestra – avanço no tratamento de tabagismo.
CSF Zilda Arns - Ramos:
· Atividades educativas, sala de espera e ação no território.
CMS Nagib Jorge Farah – Jardim América:
· Distribuição de convite para o próximo grupo.
· Teatro e momento musical.
CSF Maria Sebastiana – Ilha do Governador:
· Sala de espera.
· Entrevista para o próximo grupo.
USF Augusto Boal - Ramos:
· Exposição sobre controle do fumo
· Avaliação pela Saúde Bucal para fumantes.
CAP 3.3
Madureira, Irajá, Guadalupe, Costa Barros, Pavuna,
Colégio, Marechal Hermes
CMS Dr Flavio Couto Vieira – Parque Anchieta:27/08/12
· Teatro; Inscrição no tratamento para deixar de fumar; Verificação de glicemia e pressão arterial
CF MARIA DE AZEVEDO RODRIGUES PEREIRA - Praça Professora Santinha em Anchieta: 29/08/12, 8:00às 17:00hs.
· SALA DE ESPERA: Com exibição de vídeos, exposição de folderese distribuição de material informativo.
· Tenda "Fumar faz mal a saúde. Fumar faz mal o planeta”:
Aplicação do teste de dependência de nicotina (Fargestron), Orientação sobre dependência física, psicológica e comportamental; Exame bucal para rastreamento de lesões (Equipe de saúde bucal); Orientações sobre o tratamento e as consequências do tabagismo,além de inscrições no Programa de Tabagismo oferecidona Unidade.
*Aferição de pressão arterial, e teste de glicemia capilar.
CMS PROF CARLOS CRUZ LIMA - Colégio: 29/08/12,8:00 às 12:00hs
· CEASA: atividades educativas para sensibilização e mobilização ao combate ao fumo na população. Aconselhamento e avaliação, teste de Fagerstrom, orientação quanto aos tipos de dependência, distribuição de brindes e folders, orientação e avaliação da saúde bucal no fumante, uso do monoxímetro.
CMS Nascimento Gurgel - Pavuna: 29/08/12, 9:00 as 12:00hs
· Metrô Pavuna: Abordagem sobre tabagismo,orientações,divulgação dos locais de tratamento eavaliação com monóxido de carbono.
CSF Josuete Sant’Anna - Guadalupe : 29/08/12
· Atividade educativa com dinâmicas, envolvendo usuários fumantes e não fumantes, trabalhando os malefícios e desvantagens do tabagismo.
CMS Sylvio Frederico Brauner – Costa Barros:29/08/12, 9 às 11:30hs
· Tenda no pátio da unidade:Distribuição de panfletos,Aferição de P.A, Teste de Glicemia capilar,informações sobre o próximo grupo.
· 13:30 Palestra no auditório da unidade sobre os malefícios da dependência do tabaco com informações sobre as medicações usadas no tratamento.
· 14:00 Conversa motivacional com participante do grupo em manutenção.
· 15:00 Palestra sobre as doenças que o fumo pode causar.
· 16:00 Término do evento com Lanche para os participantes das palestras
CMS Maestro Celestino- Marechal Hermes : 29/08/12
· Teatro e divulgação/cadastramento do Programa de Tabagismo.
CMS Portus e Quitanda – Costa Barros: 29/08/12 durante o dia
· Sala de espera e distribuição de panfletos; Grupo de sensibilização para divulgação do tratamento para tabagismo na Unidade.
· Tenda da saúde: aferição de PA e distribuição de material informativo.
CSF Ana Mª Conceição dos Santos Correa (Conj.IPASE)–Vila Kosmos: 29/08/12
· Atividade educativa na tenda no pátio do supermercado próximo a clínica.
PAM Cavalcante - Cavalcanti: 29/08/12
· Triagem e atividades em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo .
CMS Augusto Amaral Peixoto - Guadalupe: 30/08/12
· Entrevistas;
· Exibição de vídeos alusivos ao tabagismo;
· Salas de espera;
· Apresentação de teatro saúde carioca para pacientes em manutenção.
CMS Edma Valadão - Irajá: 30/08
· Apresentações sobre os malefícios do tabaco:
· Na gestação;
· Na amamentação;
· Na saúde do homem;
· Hipertensos e diabéticos;
· Fumantes passivos.
CAP 5.2
Campo Grande
Passeio Shopping em Campo Grande:29/08/2012,08 às 16:00hs
1. Esclarecimento quanto aos malefícios do tabagismo
2. Informação sobre o Programa e unidades da APS que oferecem o serviço
3. Aplicação do Teste de Fargestron.
4. Dosagem de monóxido de carbono no ar expirado.
5. Orientação sobre dependência física, psicológica e comportamental.
6. Exame bucal para rastreamento de lesões.
7. Encaminhamento de lesões identificadas.
8. Aplicação de questionário para análise estatística da população atendida.
9. Distribuição de material educativo.
CAP 5.3
Santa Cruz
32 - CMS EMYDIO CABRAL - Paciência:A partir de 17/08
· Estande com distribuição de materiais informativos, orientação e inscrição para o próximo grupo.
33 - POLICLÍNICA LINCOLN DE FREITAS FILHO – Santa Cruz: 28/08
Realizará evento na Fábrica de Catalisadores, na Zona Industrial de Santa Cruz dia.
· Palestras informativas relacionadas ao tabagismo, avaliação do nível de monóxido de carbono, teste de Fargestrom em fumantes, aferição da pressão arterial e glicemia capilar.
34 - CMS MARIA APARECIDA DE ALMEIDA - Paciência: 29/08
· Tenda com orientações sobre tabagismo, distribuição de materiais informativos, teste com o aparelho de monoxímetro e nova inscrição para fumantes que manifestarem a vontade de parar de fumar.
· SAÚDE DO HOMEM: Coleta de material para exames, importância em não fumar, orientação sobre direitos sociais com a assistente social da Unidade e palestra sobre: A importância do pai na gestação.
· Apresentação do Coral Canarinho da terceira idade da unidade, sorteio de brindes, premiação da gincana de arrecadação de potes para armazenamento de leite materno, distribuição de preservativos e orientação sobre DSTs.
CMS DECIO AMARAL FILHO - Urucânia: 29/08
· Tenda com distribuição de informativos, inscrição para novos usuários que desejam parar de fumar, dinâmica de grupo, sala de espera.
CSF HELLANDE DE MELLO - Paciência: 29/08
· Sala de espera com distribuição de materiais,palestra, seção de cinema com o filme”OBRIGADO POR FUMAR”.
CSF SAMUEL PENHA VALLE – Vila Paciência: 30/08
· Palestras, distribuição de materiais informativos e um delicioso café da manhã.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3464-6030 / 3333-6726

Tecnologia do Blogger.