19 de janeiro de 2012

A MOCHILA E A COLUNA DO SEU FILHO

CARACTERÍSTICAS DA MOCHILA IDEAL.
 1) A mochila deve ser leve;
2) As alças e a parte que fica em contato com as costas devem ser acolchoadas;
3) Quanto mais largas forem as alças, melhor;
4) Procure uma mochila que tenha o cinto. Isso fará com que a ela fique próxima ao corpo, evitando que a criança faça esforço extra para carregá-la.


 Modo correto de usar

§Além das características citadas acima, é importante que os pais saibam o modo correto de usar uma mochila para que possam orientar seus filhos quanto aos riscos a que podem estar expostos.
Vamos às dicas:
§Sempre usar as duas alças da mochila - isso fará com que o peso seja distribuído igualmente. Carregar a mochila apenas num dos ombros sobrecarrega o lado do corpo exposto ao peso, fazendo com que a criança fique inclinada para o lado. Essa atitude pode resultar em Escoliose, que é o desvio lateral da coluna. Quando a criança percebe que está inclinada, tende a levantar o ombro para manter o equilíbrio, o que pode causar desconforto e dores musculares.
§Usar o cinto da mochila – apesar de ser um acessório importante, nem todas as mochilas oferecem esse “recurso”. E, mesmo que tenha o cinto, raramente você verá alguém fazendo uso dele.
§Tenho certeza que você já viu essa cena: várias crianças indo para a escola. Se você prestou atenção, percebeu que a maioria carregava a mochila afastada do corpo e quase abaixo da linha glútea (linha formada na parte inferior das nádegas).


 §O cinto é importante, pois evita que a mochila se afaste, tornando-a quase uma parte do corpo. Segundo a reportagem, o correto é ajustar a mochila de modo que a sua parte inferior fique 5cm acima da linha da cintura. Desse modo, a criança não precisa inclinar o corpo à frente, o que exige que os músculos dos ombros e da cintura escapular fiquem permanentemente tensos, evitando as dores nessa região.


§  Mochila com rodinhas – o puxador deve ser ajustado de modo que o braço da criança fique flexionado num ângulo de 90 graus. Além disso, deve-se alternar os braços durante essa atividade. Essa forma de carregar é indicada pelo especialista que deu as dicas na matéria. Porém, se a criança manter o braço nessa angulação ficará mais fácil empurrar do que puxar algum objeto. Não consigo imaginar alguém puxando uma mochila, mala ou um carrinho de ir à feira com o braço nessa posição.
§  Outro fator a ser considerado é que, apesar de possuir rodinhas, o metal que forma a armação da mochila faz com que seja mais pesada, prejudicando a coluna de quem a carrega. Quando a criança se depara com escadas, é obrigada a levantar a mochila.















Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3464-6030 / 3333-6726

Tecnologia do Blogger.