Além dos polos, enfrentamento à doença inclui reforço e treinamento dos profissionais, ampliação do número de agentes de saúde e aquisição de equipamentos
O prefeito Eduardo Paes visitou na manhã desta quinta-feira, o polo de dengue do Hospital Municipal Rocha Maia, em Botafogo. Esta é a 24ª unidade do tipo no Rio e a quarta da cidade com atendimento 24 horas. No local, exclusivo para casos suspeitos da doença, são realizados exames, consultas, avaliações, medicação, acompanhamento e hidratação dos pacientes. Vale ressaltar que a criação dos polos de dengue integra o plano traçado pelo Município, e apresentado em 31 de agosto do último ano, para o enfrentamento da doença.
Ao todo, o Rio contará com 30 polos distribuídos por toda a cidade, sendo que 20 deles terão funcionamento de 12 horas e 10 unidades funcionarão 24 horas (um em cada área da cidade). Além disso, os próximos polos terão cronograma de instalação determinado pela situação epidemiológica da doença.
Após visitar as instalações do polo, o prefeito do Rio destacou sua importância para o tratamento dos portadores da doença:
- Os polos foram criados e distribuídos pela cidade para que as pessoas não morram após contrair a doença. Se uma pessoa apresentar os sintomas da dengue, basta que ela procure um desses polos da Prefeitura do Rio, que prestarão o melhor atendimento possível para evitar que o pior não aconteça - disse Eduardo Paes, completando que o sucesso da iniciativa depende, principalmente, da colaboração da população:
- Trata-se de um trabalho coletivo. Dois terços dos casos a gente pega em casa. Aquilo que pode deixar um filho, família ou amigos doentes está mais perto do que imaginamos. Então, é fundamental que se atente a isso dentro de casa, eliminando os focos do mosquito para que tenhamos um verão melhor - afirmou o prefeito.
Além da criação dos polos, a Prefeitura do Rio vai contar com a parceria dos hospitais privados no combate à doença e tratamento dos infectados.
- Vamos, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, conversar com representantes do Sindicato dos Hospitais Privados e dos planos de saúde para que passem a oferecer aos seus clientes aquilo que é oferecido nos hospitais e postos públicos, como as Clínicas da Família: diagnóstico rápido e hidratação - disse o prefeito do Rio.
O secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, deu mais detalhes sobre o funcionamento dos polos de dengue, dando recomendações à população:
- Os polos são os principais pontos de acolhimento daqueles que estejam com dengue. As UPAs e hospitais gerais também podem fazer esse acolhimento, mas nossa primeira recomendação é para que as pessoas procurem as clínicas e os postos de hidratação, onde são realizadas avaliações de risco e de diagnóstico. Dependendo da conclusão da equipe de saúde, é feita a hidratação. Para os casos mais graves, recomenda-se a internação – disse Dohmann, que também elogiou a conduta do carioca:
- A população está mais atenta, procurando os pontos de atendimento. Isso é fundamental. Quanto mais precoce a busca pelo atendimento, maiores as chances de se obter sucesso - concluiu o secretário de Saúde.
Para enfrentar a doença, o plano de ação do Município também inclui o reforço e treinamento dos profissionais, ampliação do número de agentes de saúde e aquisição de equipamentos, entre outras ações.
Veja a relação dos polos de atendimento à dengue:
Centro Municipal de Saúde Oswaldo Cruz
Av. Henrique Valadares, 151 – Centro
Centro Municipal de Saúde Ernesto Zeferino Tibau Jr.
Av. do Exército, 1 – São Cristóvão
Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto
Rua Tenreiro Aranha, s/nº – Copacabana
Clínica da Família Maria do Socorro Silva e Souza
Estrada da Gávea, s/nº – Rocinha
Centro Municipal de Saúde Maria Augusta Estrella
Rua Visconde de Santa Isabel, 56 – Vila Isabel
Policlínica Hélio Pellegrino
Rua do Matoso, 96 – Praça da Bandeira
Clínica da Família Dr. Felippe Cardoso
Avenida Nossa Senhora da Penha, 42 – Penha
Clínica da Família Assis Valente
Estrada das Canárias com Av. Crispin, Praça s/nº – Galeão
Policlínica Rodolpho Rocco
Estrada Adhemar Bebiano, 339 – Del Castilho
Centro Municipal de Saúde Milton Fontes Magarão
Avenida Amaro Cavalcanti, 1387 – Engenho de Dentro
Policlínica Augusto Amaral Peixoto
Rua Jornalista Hermano Requião, 447 – Guadalupe
Policlínica Carmela Dutra
Avenida dos Italianos, 480 – Rocha Miranda
Centro Municipal de Saúde Harvey Ribeiro de Souza Filho
Rua Guiomar Novaes, 133 – Recreio dos Bandeirantes
Policlínica Newton Bethlem
Rua Barão, 259 – Praça Seca
Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho
Avenida Ribeiro Dantas, 571 – Bangu
Posto de Saúde Professor Masao Goto
Avenida Carlos Pontes, s/nº - Jardim Sulacap
Centro Municipal de Saúde Belizário Penna
Rua Franklin, 29 – Campo Grande
Posto de Saúde Dr.Alvimar de Carvalho
Rua Soldado Eliseu Hipólito, s/nº - Pedra de Guaratiba
Policlínica Lincoln de Freitas Filho
Rua Álvaro Alberto, 601 – Santa Cruz
Clínica da Família Valéria Gomes Esteves
Rua Vitória Régia, 4 – Sepetiba
Hospital Municipal Souza Aguiar - 24 horas
Praça da República, 111 - Centro
Hospital Municipal Rocha Maia - 24 horas
Rua General Severiano, 91 - Botafogo
Hospital Municipal Paulino Werneck - 24 horas
Estrada da Cacuia, 745 - Ilha do Governador
Hospital Municipal Francisco da Silva Telles - 24 horas
Avenida Ubirajara, 25 - Irajá
Autor: Texto: Flávia David / Fotos: Beth Santos