POLICLÍNICA MANOEL GUILHERME DA SILVEIRA FILHO

Av. Ribeiro Dantas, 571 - Bangu - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21870-070 | ☎ Telefone: (21) 3464-6030 / 3333-6726
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h - Sábado das 08h às 12h
Diretora: Neise Villar | CNES 2270048

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

27 de abril de 2012

Novidade em convênio educacional do MS

Novidade em convênio educacional do MS



O Programa de Convênio Institucional/NERJ/MS ampliou a parceria com a AVM Faculdades Integradas (conveniada a Universidade Cândido Mendes). Agora, servidores e dependentes contam também com descontos de 10%, em seis cursos de graduação a distância (Gestão Pública, Administração, Gestão de Marketing, Gestão Hospitalar, Gestão de Recursos Humanos e Pedagogia). A parceria da instituição com o MS já oferecia descontos nos cursos de pós-graduação latu sensu.
Convênios
Os interessados também podem conferir as condições de desconto e informações sobre outras instituições.
O programa visa contemplar os servidores ativos, inativos e seus dependentes legais, além de pensionistas do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro e órgãos vinculados. Também podem usufruir das oportunidades os funcionários de empresas que prestem serviços terceirizados ao Nerj.
Para outras informações:
Assessoria de Recursos Humanos (ASSERH) – Rua México, 128 – sala 823.
Telefone: 3985-7454 – Fax 3985-7450
E-mail: josiasnascimento@nerj.rj.saude.gov.br

NERJ oferece Programa de Preparação para a Aposentadoria a servidores

NERJ oferece Programa de Preparação para a Aposentadoria a servidores


A iniciativa do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) de ir de sala em sala prestar atendimento individualizado aos servidores que estão próximos de se aposentar foi bem recebida. Prova disso foi a adesão de 17 servidores do Nerj, exatamente metade do total de 34 cadastrados, que conta com profissionais cedidos para a Secretaria Municipal de Nova Iguaçu e outras unidades de saúde no Rio de Janeiro.
Mas a equipe do PPA já avisa: as visitas às salas vão prosseguir. “A gente vai continuar com a sensibilização dos servidores no Nerj, visitando setor por setor. Além disso, quem tiver interesse também pode nos procurar”, enfatiza Cassiana Reis.
A proposta desses atendimentos individualizados é conhecer um pouco mais os servidores que estão em fase de aposentadoria, tirar possíveis dúvidas e formar um cadastro reserva para participar dos encontros que acontecem fora da cidade do Rio de Janeiro – o primeiro deste ano está marcado para os dias 9, 10 e 11 de maio.
Não perca tempo e entre em contato com Cassiana Reis e Aline Rodrigues pelos telefones 2262-5520 ou 2240-0463. Você também pode agendar uma visita com a equipe do PPA.
Importante participar
Com as oficinas de sensibilização, os servidores podem conhecer um pouco mais sobre a legislação e o que muda no salário, além de descobrir que ‘há vida após a aposentadoria’ (expressão cunhada pela equipe do PPA), que não significa ficar em casa sem fazer nada.
A segunda etapa do programa, após a sensibilização, é a participação dos servidores nos encontros de três dias que acontecem fora do Nerj – nas edições anteriores eles foram realizados na região serrana do Rio de Janeiro.
Para a equipe do PPA é fundamental poder contar com o apoio das coordenações e chefes de serviço, tanto para abrir suas salas para as visitas quanto para possibilitar a presença dos servidores no encontro.
Por Patrícia Gomes – ASCOM/NERJ

26 de abril de 2012

HIPERTENSÃO ARTERIAL - PREVENÇÃO E TRATAMENTO

HIPERTENSÃO ARTERIAL - PREVENÇÃO E TRATAMENTO


HIPERTENSÃO ARTERIAL
A hipertensão arterial é um dos problemas médicos mais comuns da população mundial. É muito sério, porque é silencioso e só reconhecido pelas lesões dos órgãos atingidos. É uma doença vascular de todo o organismo e deixa "marcas" nos órgãos atingidos: coração, cérebro, rins, vasos e visão.
Há duas formas de tratamento: sem e com medicamentos.
O tratamento sem medicamentos tem como objetivo auxiliar na diminuição da pressão, e se possível evitar as complicações e os riscos por meio de modificações nas atitudes e formas de viver, são elas: 
 
1.Reduzir o peso corporal através de dieta calórica controlada: substituir as gorduras animais por óleos vegetais, diminuir os açúcares e aumentar a ingestão de fibras
2.Reduzir o sal de cozinha, embutidos, enlatados, conservas, bacalhau, charque e queijos salgados
3.Reduzir o consumo de álcool
4.Exercitar-se regularmente 30-45 minutos, de três a cinco vezes por semana
5.Abandonar o tabagismo
6.Controlar as alterações das gorduras sangüíneas (dislipemias), evitando os alimentos que aumentam os triglicerídeos como os açúcares, mel, melado, rapadura, álcool e os ricos em colesterol ou gorduras saturadas: banha, torresmo, leite integral, manteiga, creme de leite, lingüiça, salame, presunto, frituras, frutos do mar, miúdos, pele de frango, dobradinha, mocotó, gema de ovo, carne gorda, azeite de dendê, castanha, amendoins, chocolate e sorvetes
7.Controlar o estresse
8.Reduzir o sal é muito importante para os hipertensos da raça negra, pois neles a hipertensão arterial é mais severa e provoca mais acidentes cardiovasculares, necessitando controles médicos constantes e periódicos
9.Evitar drogas que elevam a pressão arterial: anticoncepcionais, antiinflamatórios, moderadores de apetite, descongestionantes nasais, antidepressivos, corticóides, derivados da ergotamina, estimulantes (anfetaminas), cafeína, cocaína e outros.
O tratamento medicamentoso visa reduzir as doenças cardiovasculares e a mortalidade dos pacientes hipertensos. Até o momento, a redução das doenças e da mortalidade em pacientes com hipertensão leve e moderada foi demonstrada de forma convincente com o uso de medicamentos rotineiros do mercado. Na hipertensão severa e/ou maligna, as dificuldades terapêuticas são bem maiores. A escolha correta do medicamento para tratar a hipertensão é uma tarefa do médico.
Na hipertensão arterial primária ou essencial, o tratamento é inespecífico e requer atenções especiais por parte do médico. A hipertensão secundária tem tratamento específico, por exemplo, cirurgia nos tumores da glândula supra-renal ou medicamentos no tratamento do hipertireoidismo.

25 de abril de 2012

Prevenção e acompanhamento dos pacientes, o segredo das Clínicas da Família

Prevenção e acompanhamento dos pacientes, o segredo das Clínicas da Família

Foto: A. F. Rodrigues











Unidades trazem mais qualidade de vida aos cariocas com atendimento próximo e personalizado

24/04/2012  » Autor: Elisa Motta / Fotos: A.F. Rodrigues

Respeito, participação, planejamento, comprometimento, afeto, trabalho em equipe, compromisso, escuta e vínculo. Essas são as palavras que estampam as paredes da sala dos agentes de saúde da Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello, no Catumbi, parte do programa Saúde Presente, da Prefeitura do Rio. Na prática, essas ações fazem com que o lugar seja muito mais do que um simples posto de atendimento. E não é para menos, já que o segredo deste modelo é muito simples: prevenção e acompanhamento dos pacientes.

A aproximação entre médicos e pacientes é, realmente, nítida no dia a dia da clínica, a primeira da região central e a 44ª da cidade. Avó de Raquel da Silva, de 6 anos, dona Luiza de Figueiredo, de 91, é testemunha de que a clínica é quase uma extensão de sua casa.

Foto: A. F. Rodrigues- Minha neta tem asma. Ontem, ela passou mal mais uma vez. Hoje, quando acordou, estava pior, por isso, viemos para cá, antes mesmo de procurar uma emergência. Deu certo. Nós confiamos no atendimento daqui – afirmou dona Luiza.

Depois da medicação e passar pela sala de nebulização, Raquel sorria e brincava com a avó.

- Todos são muito atenciosos, não só aqui, como nas visitas que fazem lá em casa para atender minha família. Semana passada, minha irmã de 95 anos também estava muito doente e não conseguia sair. Os enfermeiros foram lá, ficaram mais de duas horas e a colocaram no soro – lembra Dona Luiza.

Foto: A. F. Rodrigues
Para garantir um trabalho de qualidade na prevenção, agentes de saúde fazem visitas periódicas para saber quais são as necessidades de cada morador da vizinhança. Caso seja necessário, eles agendam consultas e exames na clínica. Nem sempre esse processo é tão simples. Leandro Antônio de Oliveira, agente que está na unidade desde a sua inauguração em outubro do ano passado, diz que, volta e meia, encontra dificuldades em prestar atendimento.

 

- Tem uma senhora, que mora em uma comunidade aqui perto, que possui vários cachorros em casa. Sempre tentava vê-la, mas ela não aceitava. Aos poucos, percebi que havia também duas crianças na casa, uma de um ano e outra de 3. Insisti e, aos poucos, a moradora aceitou nossa presença. Hoje, todos da casa frequentam a clínica – festeja Leandro.

Para Leandro, conhecer o cotidiano dos pacientes ajuda na hora de identificar as necessidades e também no tratamento:

- Pacientes que têm tuberculose, por exemplo, precisam de um acompanhamento especial. Para eles, o tratamento feito em casa e os remédios são muito importantes para a cura. Nesses casos, levamos a medicação e ficamos aguardando eles tomarem o comprimido, que é muito grande. Só assim nosso trabalho fica completo. Como já conhecemos muitos deles, essa proximidade ajuda a não sermos chatos – diz Leandro.

Até o momento, o Rio conta com 58 Clínicas da Família, cada uma com sua área de atuação. Na Sérgio Vieira de Mello, os pacientes são subdivididos em cinco equipes: Apoteose, Catumbi, Coroa, Mineira, Navarro e Paula Mattos. Cada equipe é composta por um médico, um enfermeiro, um técnico em enfermagem, seis agentes comunitários de saúde e um agente de vigilância em saúde. Ela possui também uma equipe de Saúde Bucal, que é composta por um cirurgião-dentista e um técnico em saúde bucal ou um auxiliar de saúde bucal.

Foto: A. F. RodriguesAs instalações contam também com sala de raio X, ultrassonografia, saúde da mulher, atendimento mãe-bebê, saúde da criança, além de salas de atendimento para hipertensão e diabetes, exames laboratoriais e eletrocardiograma.

Todo esse aparato ajuda nos cuidados diários dos pacientes. Diabético, Claudino Gonçalves, de 81 anos, é exemplo disso. Todos os dias ele troca o curativo de uma úlcera na perna na Sérgio Vieira de Mello. A técnica em enfermagem Cristiana Dias de Melo faz a limpeza da ferida e lembra que, no começo, seu estado era crítico.

- A ferida estava ali há anos, ele corria o risco até de perder a perna. Com poucos meses de tratamento, está quase tudo cicatrizado. É incrível como ele nunca tinha procurado ajuda antes – diz Cristiana.

Foto: A. F. RodriguesA fórmula de atendimento usado pelas Clínicas da Família visa melhorar os indicadores de mortalidade materno-infantil, a qualidade de vida da população e em consequência reduzir o fluxo de pacientes nas grandes emergências do município, na medida em que aumenta a medicina preventiva, diminuindo internações, consultas e exames.

Hoje o município atinge 33% da população com o programa de saúde da família, mas a meta é que até 2016 essa parcela chegue a 70%.



24 de abril de 2012

PREFEITURA LANÇA O FESTIVAL RIO SAUDÁVEL GASTRONOMIA 2012

PREFEITURA LANÇA O FESTIVAL RIO SAUDÁVEL GASTRONOMIA 2012




Para promover a combinação de boa gastronomia e saúde, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) realiza o Festival Rio Saudável Gastronomia 2012, de 25 de abril a 24 de junho. Neste período, os 31 restaurantes cariocas participantes, dos mais sofisticados aos mais simples, apresentarão pelo menos um prato ou menu atrativos, elaborados de forma balanceada, segundo os parâmetros definidos pela Comissão de Nutricionistas do Festival.
Os pratos serão identificados com a logomarca do festival, que acontece pela segunda vez na cidade. Os menus elaborados devem, por exemplo, valorizar o uso das ervas aromáticas e especiarias naturais. Além disso, contam com pelo menos um ingrediente típico da culinária brasileira como: feijões, aipim, abóbora, couve e coentro, entre outros. O objetivo é sensibilizar a sociedade para a importância de uma alimentação saudável.
O festival é realizado pelo Instituto de Nutrição Annes Dias (Inad), da SMSDC, em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e Sindicato de Bares, Restaurantes e Hotéis (SindRio). O evento tem o apoio do Conselho Regional de Nutricionistas - 4ª Região (CRN-4), do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (INU/Uerj), do Convivium Slow Food do Rio de Janeiro, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-RJ) e da Agência Binky.
A iniciativa acontece no mesmo período em que a cidade sedia dois importantes eventos internacionais dedicados aos temas alimentação, saúde e sustentabilidade: o congresso World Nutrition Rio 2012 e a Rio+20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
Participantes
Estão participando 26 restaurantes comerciais, um restaurante cidadão (Cidade de Deus) e quatro restaurantes universitários (um na Uerj e três na UFRJ): 14 Folhas, Bazzar, Casa de Espanha, Cedro do Líbano, Coccinelle Bistrô, Delight, Espaço Grill, Filet e Folhas UP, Gabbiano Ristorante, Gávea Garden Bistrô, Mekong, O Navegador, Piffer Torteria & Bistrô, Reservado Restaurante, Sabor Saúde Culinária, Sabor Saúde Expresso, Sal e Tal, Symbol Gourmet, Varandas Gourmet, Vegetariano Social Clube, Viva Orgânicos Juice Bar, Zacks, Restaurante Cidadão Cidade de Deus, Restaurante Universitário, na UERJ e Restaurantes Universitários da UFRJ.
Veja fotos dos pratos e curta a página do festival no Facebook: facebook.com/riosaudavelgastronomia. A lista completa dos restaurantes também está disponível no site do evento: www.riosaudavelgastronomia.com.br

20 de abril de 2012

Inscrições para o curso de Gestão de Estoques de Materiais

Inscrições para o curso de Gestão de Estoques de Materiais


São 40 vagas para os servidores que atuam nessa área na Prefeitura
Com o objetivo de oferecer aos servidores da Prefeitura  conhecimentos mais amplos na gestão de estoques de materiais, a Secretaria de Administração, por meio da Coordenadoria de Educação Corporativa, promoverá o curso de Gestão de Estoques de Materiais, nos próximos dias 24 e 25 de abril, de 9 às 16h, no Centro Administrativo São Sebastião – Rua Afonso Cavalcanti, 455,
bloco 2, 9º andar, Ala A, sala 3.

O curso será voltado para aqueles que trabalham como gestores ou em equipes que atuam nessa área e proporcionará aos participantes o conhecimento das rotinas e relatórios existentes no Sistema de Gestão de Estoque de Materiais, bem como a atualização da legislação pertinente, dentro do princípio de eficiência e eficácia.

Serão oferecidas 40 vagas e, após, esse número ser alcançado, o link será automaticamente desativado. O servidor receberá mensagem de confirmação da Equipe de Educação Corporativa de que está devidamente matriculado. Será conferido certificado de participação.

Clique no link abaixo para se inscrever

 https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dE9iVkNNR2xmVHJjbmNxRTNCZkVBSXc6MQ

Infográfico

10 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
1,293,607 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
9.576 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3464-6030 / 3333-6726

Tecnologia do Blogger.