CNS se manifesta favoravelmente à contratação de médicos estrangeiros
Decisão foi tomada levando em conta o direito dos cidadãos à integralidade da atenção à saúde
da redação do Jornal da Saúde
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) se manifestou favoravelmente à proposta de contratação de médicos estrangeiros para atuarem em regiões do Brasil com carência desses profissionais. De acordo com a entidade, hoje existe um descompasso entre a demanda de profissionais de medicina com a capacidade atualmente instalada nas universidades brasileiras para a formação dos médicos.
A decisão do CNS foi tomada no Plenário do Conselho Nacional de Saúde, em sua 246ª Reunião Ordinária, realizada nos dias 5 e 6 de junho de 2013.
No texto divulgado, o conselho afirmou que para manifestar o apoio à proposta do Ministério da Saúde levou em conta o direito dos cidadãos brasileiros, usuários do Sistema Único de Saúde à integralidade da atenção a sua saúde, incluída nessa atenção a Assistência Médica; o descompasso entre a demanda de profissionais de medicina com a capacidade atualmente instalada nas universidades brasileiras para a formação destes; bem como a hegemonia da orientação da formação para o Mercado; e a necessidade da definição de uma Politica Nacional de Gestão do Trabalho para o SUS, discutida e aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde.