30 de março de 2013

Especialidades...



No Brasil são atualmente reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) as seguintes especialidades e áreas de atuação

Acupuntura:ramo da medicina tradicional chinesa e um método de tratamento chamado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS
Alergia e Imunologia: diagnóstico e tratamento das doenças alérgicas e do sistema imunitário.
Anestesiologia: estudo da dor e anestesia.
Angiologia: é a área da medicina que estuda o tratamento das doenças do aparelho circulatório.
Cancerologia (oncologia): é a especialidade que estuda os tumores malignos ou câncer.
Cardiologia: estudo das doenças relacionadas com o coração.
Cirurgia Cardiovascular: tratamento cirúrgico de doenças do coração.
Cirurgia da Mão:
Cirurgia neurológica: tratamento cirúrgico de doenças da cabeça e do pescoço.
Cirurgia do Aparelho Digestório: atua na cirurgia dos órgãos do aparelho digestório, como o esôfago, estômago, intestinos, fígado e vias biliares, e pâncreas.
Cirurgia Geral: é a área que engloba todas as áreas cirúrgicas, sendo também subdividida.
Cirurgia Pediátrica: cirurgia geral em crianças.
Cirurgia Plástica:tratamento para correção das deformidades, má formação ou lesões que comprometem funções dos órgãos através de cirurgia de caráter reparador.
Cirurgia Torácica: atua na cirurgia dos pulmões.
Cirurgia Vascular: tratamento das veias e artérias, através de cirurgia.
Clínica Médica (Medicina interna) : é a área que engloba todas as áreas não cirurgicas, sendo subdividida em várias outras especialidades.
Coloproctologia: é a parte da medicina que estuda e trata os problemas do intestino grosso (cólon), sigmoide e doenças do reto, canal anal e ânus.
Dermatologia: é o estudo da pele e suas doenças.
Endocrinologia e Metabologia: é o tratamento das glândulas.
Endoscopia: cirurgia abdominal, cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos.
Gastroenterologia: é o tratamento do aparelho digestivo.
Genética médica: é o estudo dos genes e de seu papel na herança das características paternais e maternais pela prole. A grande questão da genética nos dias de hoje e da medicina em geral são as células tronco e a clonagem humana.
Geriatria: é o estudo das doenças do idoso.
Ginecologia e Obstetrícia: é o estudo do sistema reprodutor feminino.
Hematologia e Hemoterapia: é o estudo dos elementos figurados do sangue (hemácias, leucócitos, plaquetas) e da produção desses elementos nos órgãos hematopoiéticos (medula óssea, baço, linfonódos).
Homeopatia: é a prática médica baseada na Lei dos Semelhantes.
Infectologia: estudo das causas e tratamentos de infecções (causadas por vírus, bacterias e fungos)
Mastologia: tratamento de doenças da mama.
Medicina de Família e Comunidade: é a área da medicina que se propõe a estudar o indivíduo enquanto ser inserido num contexto familiar e comunitário, nomeadamente integrado na sua família. Procura entender como este indivíduo se relaciona com os grupos sociais e estuda as doenças que o acometem através deste prisma. Trabalha preferencialmente com actividades de prevenção, mas também de uma Medicina de abordagem geral. Idealmente consegue resolver a vasta maioria das doenças de alta prevalência, seu principal objecto.
Medicina do Trabalho: trata das doenças causadas pelo trabalho ou com este relacionadas.
Medicina do Tráfego: manutenção do bem estar físico, psíquico e social do ser humano que se desloca, qualquer que seja o meio que propicie a sua mobilidade, cuidando também das interações deste deslocamento e dos mecanismos que o propiciam com o homem.
Medicina Esportiva: vocacionada para a abordagem do atleta de uma forma global, suas áreas estendem-se desde a fisiologia do exercício à prevenção de lesões, passando pelo controlo de treino e resolução de todo e qualquer problema de saúde que envolva o praticante de desporto ou simplesmente, exercício físico.
Medicina Física e Reabilitação: diagnóstico e terapêutica de diferentes entidades tais como doenças traumáticas, do sistema nervoso central e periférico, orto-traumatológica, cardio-respiratória.
Medicina Intensiva: é o ramo da medicina que se ocupa dos cuidados dos doentes graves ou instáveis, que emprega maior número de recursos tecnológicos e humanos no tratamento de doenças ou complicações de doenças, congregando conhecimento da maioria das especialidades médicas e outras áreas de saúde.
Medicina Legal e Perícia Médica (ou medicina forense): é a especialidade que aplica os conhecimentos médicos aos interesses da Justiça, na elaboração de leis e na adequada caracterização dos fenômenos biológicos que possam interessar às autoridades no sentido da aplicação das leis. Assim a Medicina Legal caracteriza a lesão corporal, a morte (sua causa, o momento em que ocorreu, que agente a produziu), a embriaguez pelo álcool ou pelas demais drogas, a violência sexual de qualquer natureza, etc.
Medicina Nuclear: é o estudo imagiológico ou terapia pelo uso de radiofármacos.
Medicina Preventiva e Social: se dedica à prevenção da doença ao invés de seu tratamento.
Nefrologia: é a parte da medicina que estuda e trata clinicamente as doenças do rim, como insuficiência renal.
Neurocirurgia: atua no tratamento de doenças do sistema nervoso central e periférico passíveis de abordagem cirúrgica.
Neurologia: é a parte da medicina que estuda e trata o sistema nervoso.
Nutrologia: diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar.
Oftalmologia: é a parte da medicina que estuda e trata os distúrbios dos olhos.
Ortopedia e Traumatologia: é a parte da medicina que estuda e trata as doenças do sistema locomotor e as fraturas.
Otorrinolaringologia: é a parte da medicina que estuda e trata as doenças da orelha, nariz, seios paranasais, faringe e laringe.
Patologia: (derivado do grego pathos, sofrimento, doença, e logia, ciência, estudo) é o estudo das doenças em geral sob aspectos determinados. Ela envolve tanto a ciência básica quanto a prática clínica.
Patologia Clínica/Medicina laboratorial
Pediatria: é a parte da medicina que estuda e trata o ser em desenvolvimento.
Pneumologia: é a parte da medicina que estuda e trata o sistema respiratório.
Psiquiatria: é a parte da medicina que previne e trata ao transtornos mentais e comportamentais.
Radiologia e Diagnóstico por Imagem: realização e interpretação de exames de imagem como raio-X, ultrassonografia, Doppler colorido, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, entre outros.
Radioterapia: tratamento empregado em doenças várias, com o uso de raio X ou outra forma de energia radiante.
Reumatologia: é a especialidade médica que trata das doenças do tecido conjuntivo, articulações e doenças autoimunes. Diferente do senso comum o reumatologista não trata somente reumatismo.
Urologia: é a parte da medicina que estuda e trata cirurgicamente e clinicamente os problemas do sistema urinário e do sistema reprodutor masculino.


 Resolução 1.973/2011 do CFM (1ºde agosto de 2011). Página visitada em 3 de agosto de 2011.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3464-6030 / 3333-6726

Tecnologia do Blogger.