Postada em 21/02/2014
O Carnaval já começou e a festa pode ser aproveitada por todos, inclusive pelas gestantes, só é necessário tomar alguns cuidados!
A professora Gizele Monteiro, Personal Gestante e idealizadora do programa de exercícios Mais Vida Gestantes, dá algumas dicas para as futuras mamães curtirem o Carnaval. Mas lembra: sempre preservando saúde e bem-estar seu e do bebê. Assistindo aos desfiles ou pulando o carnaval, a segurança é a palavra-chave para a mamãe:
1- Faça uma alimentação balanceada durante todos os dias, preferindo por uma alimentação leve e saudável;
2- Mantenha-se hidratada, com água potável e sucos naturais antes, durante e após a folia. Nunca se esqueça do DURANTE.
3- Evite ambientes quentes e úmidos para manter sempre a temperatura corporal ideal e agradável. Ambientes com temperaturas elevadas coloca em risco a saúde da mamãe e do bebê, principalmente no comecinho da gravidez. Se estiver muito calor esse cuidado deve ser redobrado!
4- Para as gestantes que irão participar de desfiles, o controle a intensidade é muito importante. A intensidade deve ser leve a moderada e se puder faça uso de um monitor cardíaco (frequencímetro) para controlar os batimentos cardíacos. Consulte seu médico e um profissional para entender como realizar esse controle.
5- Não ficar longos períodos em atividade. Antes e depois sempre tire umas horas de descanso. É muito importante dormir e se alimentar bem para auxiliar na recuperação, afinal a gravidez não é o momento de realizar loucuras.
6- Evite também ficar muito tempo em pé, pois isso pode fazer com que as pernas fiquem inchadas. Se ficarem, a solução é uma boa drenagem linfática, com profissional especializado no atendimento à gestante. Entrar em piscina também auxilia a reduzir o inchaço.
7- Se a mamãe está sedentária, não é interessante que participe de desfiles ou grandes concentrações, pois ficará muito tempo em atividade e esta pode ser de intensidade elevada. O ideal é que a mamãe já esteja ativa para participar desses eventos.
8- Nunca se esqueça de comunicar e ter a liberação do obstetra seja qual for a situação que irá participar.
“É importante lembrar que a data comemorativa tem que ser um momento de alegria e bem-estar físico e mental para as gestantes”, finaliza Gisele.