28 de fevereiro de 2014

Saúde bucal no carnaval: especialista alerta para o risco de transmissão de doenças

Postada em 28/02/2014


O Carnaval ainda não acabou. Durante a festa, e em outros grandes eventos, é comum, principalmente os jovens esquecerem a importância da saúde bucal.   Para ajudar o folião a curtir a festa sem nenhum contratempo, Guilherme Correia, especialista em saúde bucal do Hospital CEMA, dá algumas dicas importantes.

Naturalmente, a saliva possui inúmeras bactérias que fazem parte da flora do corpo, pois elas ajudam na defesa de algumas doenças. Entretanto, ela também é um meio de transmissão de vírus e bactérias, por isso, é preciso ter cautela de na hora da folia sair beijando na boca.

“Além dos vírus e bactérias mais comuns, também é possível transmitir a hepatite B, que é uma doença que contamina por meio de secreção. Então, o sangue, suor, saliva e sêmen são as formas mais comuns de transmissão”, alerta o especialista.

Em teoria, a melhor forma de prevenção é evitar o contato, mas é óbvio que isto nem sempre é possível e, neste caso, a dica é cuidar da saúde da boca. “O ideal é ter cuidado, o risco de transmissão de doenças pela boca não é tão grande quanto por meio do contato sexual, mas manter a boca sempre limpa e ficar atento a qualquer tipo de lesão na mucosa é fundamental para evitar a contaminação do local”, recomenda o médico.

Além disso, é importante completar a limpeza da boca com uso do fio dental. No caso dos enxaguatórios bucais é necessário ter atenção, pois eles podem conter álcool e machucar a mucosa da boca. O especialista do CEMA ressalta ainda que é essencial manter-se hidratado e sempre fazer o autoexame, no espelho sem usar as mãos, e olhar o interior da boca, embaixo da língua e perto da garganta. Havendo qualquer anormalidade, procurar um especialista imediatamente.

Com todos esses cuidados em dia, só resta aproveitar a folia do carnaval!

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3464-6030 / 3333-6726

Tecnologia do Blogger.