24 de fevereiro de 2014

Secretaria de Saúde realiza mutirão de Recursos Humanos do CNES

Postado em 24/02/2014

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza um Mutirão de Recursos Humanos do CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. A ação acontece até o dia 11 de março e tem por objetivo aumentar as possibilidades de estudo crítico que instruem os concursos da SMS. A atualização será feita por todos os hospitais, maternidades, unidades de pronto atendimento (UPAs) e coordenações de emergência regional (CERs). A SMS do Rio está entre as secretarias de Saúde com os cadastros de suas unidades mais atualizados em todo o Brasil.

Ao término do mutirão, será realizado, no dia 18 de março, o 1º Workshop de Análise Crítica de Atualização do CNES da Rede de Atenção Hospitalar. O evento contará com a participação de gestores da SMS e das unidades de saúde, diretores de unidades, além de técnicos da área de Recursos Humanos.  

O CNES é uma base de dados criada pelo Ministério da Saúde (MS) em 2000, pela Portaria SAS nº 376. Disponibiliza informações atualizadas de infraestrutura e recursos humanos dos estabelecimentos em todas as esferas – federal, estadual, municipal e particular – configurando-se como uma espécie de impressão digital das unidades. Desta forma, propicia ao gestor público o conhecimento da realidade da rede assistencial existente e suas potencialidades, visando auxiliar no planejamento em saúde, na fiscalização das instituições (públicas ou particulares), bem como dar maior visibilidade ao controle social a ser exercido pela população. 

Desde que foi instituído, o CNES vem sofrendo alterações em seu modelo e sendo aperfeiçoado para melhor atender seu objetivo. Em janeiro passado, Portaria nº 61 do MS estabeleceu as diretrizes de 2014 para disponibilização das versões mensais e/ou arquivos de configuração dos sistemas de informação, bem como o envio das bases de dados desses sistemas pelos gestores.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3464-6030 / 3333-6726

Tecnologia do Blogger.