27 de fevereiro de 2014

Prefeitura lança campanha de carnaval com foco na prevenção às DST

Postada em 27/02/2014

Inspirada numa expressão comum no meio LGBT que explodiu neste verão na voz de Valesca Popozuda, a Prefeitura do Rio lança neste carnaval a campanha “Beijinho no ombro, camisinha no bolso”. A ação é dedicada à prevenção do HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), com ênfase no público adolescente de 13 a 19 anos, que, segundo dados do Boletim Epidemiológico DST/Aids, vem registrando crescimento vertiginoso de contágio pelo HIV nos últimos cinco anos.

Além dos adolescentes, a campanha busca atingir também outras faixas etárias e o público heterossexual, igualmente suscetíveis à doença. Nos últimos dez anos, a relação de contágio entre homens e mulheres, que era de 1 para 33, hoje é de 1 para 1,5. Nas várias atividades que serão realizadas ao longo do carnaval está prevista a distribuição de preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante em pontos estratégicos da cidade.

No vídeo institucional da campanha, que contou com a participação voluntária dos integrantes, é possível notar representantes de diversos grupos sociais, como um pai com seus filhos, um casal heterossexual, mulheres jovens e também da terceira idade, gays, transexuais, travestis, lésbicas e bissexuais, com a intenção de mostrar que não existe grupo de risco, mas sim comportamento de risco; e que toda pessoa sexualmente ativa deve usar camisinha em todas as relações sexuais e fazer o teste para o HIV. O sexo seguro é a melhor forma de interromper a cadeia de transmissão do HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B, sífilis, gonorreia, HPV.

Mais de 60 mil testagens para HIV e sífilis foram realizadas em apenas dois dias pela Secretaria Municipal de Saúde nas unidades da rede de atenção, na última campanha de prevenção, em dezembro, que contou ainda com vacinação contra a hepatite B.

A Prefeitura do Rio dispõe de teste rápido em suas unidades de saúde. Para saber qual unidade procurar, entre no site: http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/onde-ser-atendido

E não esqueça! Nesse carnaval, beijinho no ombro e camisinha no bolso. 

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3464-6030 / 3333-6726

Tecnologia do Blogger.