10 de agosto de 2014

Novo secretário municipal de Saúde toma posse

Postada em 10 de julho de 2014.     

Em cerimônia de transmissão de cargo, realizada na manhã desta quarta-feira (9/07), no Palácio da Cidade, o prefeito Eduardo Paes deu posse a Daniel Soranz, novo secretário municipal de Saúde, que estava à frente da Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Pro julho demoção da Saúde. O médico sanitarista e pesquisador substitui o cardiologista Hans Dohmann, que deixa o cargo após cinco anos e meio de uma gestão marcada por transformações positivas na rede municipal de saúde, como a implantação das Clínicas da Família, do programa Cegonha Carioca e pela reestruturação no atendimento de urgência e emergência da cidade. A solenidade reuniu, além do prefeito e dos ex e atual secretários, o ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o presidente da Academia Nacional de Medicina, Pedro Novelino, e membros do Conselho Municipal de Saúde e familiares dos homenageados.

Paes classificou o empenho de Hans Dohmann como "fundamental" para a execução de projetos que revolucionaram a saúde do Rio de Janeiro.

- Em 2009, encontramos uma rede em péssimas condições e percebemos que, para fazer as mudanças que desejávamos, não bastava apenas aplicar recursos. Era necessário montar e investir em um time de profissionais engajados, com capacidade de diálogo e gestão. Por isso, juntamos um timaço, liderado por Dohmann, e modificamos esse quadro. Posso dizer que seu nome já está escrito na história da saúde pública do Rio de Janeiro - disse o prefeito, acrescentando que o novo secretário dará continuidade ao trabalho:

- Era fundamental que o Hans fosse substituído por alguém que já fazia parte de sua equipe. A escolha do Daniel nos dá a certeza de que seguiremos este mesmo caminho. Ele é um trabalhador incansável.

O novo secretário agradeceu o apoio do prefeito e afirmou que pretende focar seu trabalho em parcerias, seja com outros órgãos de saúde do estado ou com secretarias municipais, como Educação e Desenvolvimento Social:

- Ninguém trabalha ou se destaca sozinho. Para que se obtenha bons resultados é preciso que uma equipe tenha objetivos comuns e se empenhe igualmente para realizá-los. O prefeito, por exemplo, não mediu esforços para arrumar a casa e reconstruir o sistema de atenção primária. Por esse motivo, espero contar com o apoio de todos para que possamos confirmar o Rio de Janeiro como a cidade com o melhor sistema de saúde do Brasil.

O ex-secretário recebeu uma placa comemorativa por sua dedicação à SMS. Emocionado, Hans Dohmann se despediu de seus colegas de trabalho classificando sua gestão como um "aprendizado".

- Encontramos um quadro de caos na cidade e foi necessário reverter essa situação. Reunimos pessoas de extrema competência e conseguimos ampliar a cobertura da rede de atenção primária, reduzir o índice de mortalidade materna, bem como organizar o atendimento nas emergências, que hoje estão funcionando bem. Se a população não precisa mais passar por situações constrangedoras é porque aprendemos a ouvir suas necessidades e trabalhamos em equipe - disse Dohmann, que destacou a competência de Daniel Soranz.

- A cidade conta com um profissional apaixonado pelo que faz, empenhado em realizar coisas boas para aqueles que mais precisam. Tenho absoluta convicção em sua capacidade.

Desde janeiro de 2009, a cobertura do Programa Saúde da Família passou de 3,5% para 44% (julho/2014), com mais de 2,8 milhões de cariocas beneficiados.  O município conta hoje com 103 unidades inauguradas nesse período: 72 Clínicas da Família, 14 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), oito Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), cinco Coordenadorias Regionais de Emergência (CERs), dois hospitais e duas maternidades. Além disso, 80 Centros Municipais de Saúde (CMS ) e policlínicas foram reformados. 

Entre os programas criados estão a Academia Carioca, o Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso (PADI) e o Cegonha Carioca. Criadas em 2009, as academias são voltadas  à inserção da atividade física nas Unidades Básicas de Saúde, estando presente nas 10 Áreas de Planejamento (AP) da cidade.

Criado em agosto de 2010, o Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso (PADI), que oferece assistência em casa a pessoas com mais de 60 anos, conta com a participação dos hospitais municipais Miguel Couto, Salgado Filho, Paulino Werneck, Lourenço Jorge, Pedro II e Francisco da Silva Telles.

O programa Cegonha Carioca foi implantado em 2011, com o objetivo de humanizar e garantir o melhor cuidado para mãe e para o bebê, do pré-natal até o parto. Lançado inicialmente em duas regiões Rocinha e a área de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba), passou a atender todo o Município em 2012. Atualmente, 19 maternidades fazem parte do programa (municipais, estaduais, federais e universitárias).

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3464-6030 / 3333-6726

Tecnologia do Blogger.