Aplicativo de celular ajuda profissionais de saúde na Segurança do Paciente

29 de abril de 2013





Os profissionais de saúde agora têm mais um aliado para cuidar da segurança do paciente. O Ministério da Saúde (MS) desenvolveu um aplicativo de celular para informar sobre a importância de minimizar os riscos na hora do atendimento. Além de oferecer informações sobre cada meta e sua importância para minimização dos riscos, o programa ajuda a lembrá-lo das metas no dia e horário de sua preferência.

O aplicativo “Segurança do Paciente” está disponível tanto para a plataforma Android, no Google Play, e para IOS, na Apple Store. Usar o aplicativo é muito simples e serve para avisar aos profissionais de saúde sobre as seis metas de segurança do paciente. Ele é dividido em seis seções.
Identificação

Nesta primeira meta, você programa o lembrete para confirmar a identidade dos pacientes antes de realizar os exames, procedimento e tratamentos.




Comunicação

Esta meta lhe lembrará de registar no prontuário todas as informações referentes ao cuidado, procedimentos e consultas realizadas com o paciente.



Segurança

Neste lembrete, o profissional de saúde será lembrado de checar o medicamento antes de administrá-lo para o paciente. Outra utilidade é o alerta para a hora certa de medicar o paciente.




Cirurgia

Esta meta lembra o profissional de saúde de verificar, antes de qualquer cirurgia, o funcionamento dos equipamentos e os procedimentos necessários.




Higiene

Lavar as mão para evitar infecções: esta é a meta. Neste alerta os profissionais serão lembrados para a hora de higienizar corretamente as mãos, evitando assim infecções causadas nos pacientes.




Lesões

Os profissionais serão lembrados a checar os ambientes onde estão os pacientes, com a finalidade de reduzir os riscos de quedas e úlceras por pressão.




Segurança do Paciente – O Ministério da Saúde e a Anvisa lançaram o Programa Nacional de Segurança do Paciente com o objetivo de evitar acidentes e erros hospitalares. Esses incidentes resultam em danos ao paciente como quedas, administração incorreta de medicamentos e erros em procedimentos cirúrgicos, nos serviços de saúde públicos e privados.

Um estudo realizado pela Fiocruz apontou que de cada dez pacientes atendidos em unidades hospitalares um sofre de evento adverso. Os dados revelam ainda que, no Brasil, a ocorrência deste tipo de incidente é de 7,6% e destes, 66% são evitáveis. Para prevenir essas ocorrências, a partir de agora, MS e Anvisa obrigam todos os hospitais do país a montarem equipes, chamadas de Núcleo de Segurança do Paciente, para aplicar e fiscalizar regras sanitárias e protocolos de atendimento que previnam falhas de assistência.

Também passa a ser obrigatória a notificação mensal de eventos adversos associados à assistência. Para isso, a Anvisa colocará à disposição de todos os profissionais e serviços de saúde a Ficha de Notificação de Eventos Adversos. O formulário está no site da Anvisa e será o canal oficial para a notificação de situações adversas. A medida prevê sanções aos hospitais, até mesmo suspensão do alvará de funcionamento, a serviços de saúde que não se adequarem às novas ações.

Para assegurar o manejo mais seguro dos pacientes, o Ministério da Saúde colocará em consulta pública seis protocolos de prevenção a eventos adversos. Os textos orientam sobre higienização das mãos, cirurgia segura, prevenção de úlcera por pressão, identificação do paciente, prevenção de quedas e prescrição, uso e administração de medicamentos. Outro eixo do programa é a capacitação de profissionais. Será aberto curso com 1.200 vagas para farmacêuticos de atuação hospitalar com parceria do Hospital Albert Einstein.

Ilana Paiva / Blog da Saúde

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