29 de abril de 2013

Aplicativo de celular ajuda profissionais de saúde na Segurança do Paciente





Os profissionais de saúde agora têm mais um aliado para cuidar da segurança do paciente. O Ministério da Saúde (MS) desenvolveu um aplicativo de celular para informar sobre a importância de minimizar os riscos na hora do atendimento. Além de oferecer informações sobre cada meta e sua importância para minimização dos riscos, o programa ajuda a lembrá-lo das metas no dia e horário de sua preferência.

O aplicativo “Segurança do Paciente” está disponível tanto para a plataforma Android, no Google Play, e para IOS, na Apple Store. Usar o aplicativo é muito simples e serve para avisar aos profissionais de saúde sobre as seis metas de segurança do paciente. Ele é dividido em seis seções.
Identificação

Nesta primeira meta, você programa o lembrete para confirmar a identidade dos pacientes antes de realizar os exames, procedimento e tratamentos.




Comunicação

Esta meta lhe lembrará de registar no prontuário todas as informações referentes ao cuidado, procedimentos e consultas realizadas com o paciente.



Segurança

Neste lembrete, o profissional de saúde será lembrado de checar o medicamento antes de administrá-lo para o paciente. Outra utilidade é o alerta para a hora certa de medicar o paciente.




Cirurgia

Esta meta lembra o profissional de saúde de verificar, antes de qualquer cirurgia, o funcionamento dos equipamentos e os procedimentos necessários.




Higiene

Lavar as mão para evitar infecções: esta é a meta. Neste alerta os profissionais serão lembrados para a hora de higienizar corretamente as mãos, evitando assim infecções causadas nos pacientes.




Lesões

Os profissionais serão lembrados a checar os ambientes onde estão os pacientes, com a finalidade de reduzir os riscos de quedas e úlceras por pressão.




Segurança do Paciente – O Ministério da Saúde e a Anvisa lançaram o Programa Nacional de Segurança do Paciente com o objetivo de evitar acidentes e erros hospitalares. Esses incidentes resultam em danos ao paciente como quedas, administração incorreta de medicamentos e erros em procedimentos cirúrgicos, nos serviços de saúde públicos e privados.

Um estudo realizado pela Fiocruz apontou que de cada dez pacientes atendidos em unidades hospitalares um sofre de evento adverso. Os dados revelam ainda que, no Brasil, a ocorrência deste tipo de incidente é de 7,6% e destes, 66% são evitáveis. Para prevenir essas ocorrências, a partir de agora, MS e Anvisa obrigam todos os hospitais do país a montarem equipes, chamadas de Núcleo de Segurança do Paciente, para aplicar e fiscalizar regras sanitárias e protocolos de atendimento que previnam falhas de assistência.

Também passa a ser obrigatória a notificação mensal de eventos adversos associados à assistência. Para isso, a Anvisa colocará à disposição de todos os profissionais e serviços de saúde a Ficha de Notificação de Eventos Adversos. O formulário está no site da Anvisa e será o canal oficial para a notificação de situações adversas. A medida prevê sanções aos hospitais, até mesmo suspensão do alvará de funcionamento, a serviços de saúde que não se adequarem às novas ações.

Para assegurar o manejo mais seguro dos pacientes, o Ministério da Saúde colocará em consulta pública seis protocolos de prevenção a eventos adversos. Os textos orientam sobre higienização das mãos, cirurgia segura, prevenção de úlcera por pressão, identificação do paciente, prevenção de quedas e prescrição, uso e administração de medicamentos. Outro eixo do programa é a capacitação de profissionais. Será aberto curso com 1.200 vagas para farmacêuticos de atuação hospitalar com parceria do Hospital Albert Einstein.

Ilana Paiva / Blog da Saúde

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