7 de dezembro de 2011

Assédio moral: uma ameaça no ambiente de trabalho




Integrantes do Sindicato participaram na última terça-feira, 6 de dezembro, de palestra sobre assédio moral, ministrada pela especialista no assunto, Dra. Margarida Barreto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

O assédio moral é uma ameaça dentro das empresas e muito comum atualmente. É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.

“O assédio moral está mais ligado ao direito do que à saúde. Ele viola os direitos humanos e é uma ofensa à dignidade da vítima com a finalidade de estimulá-la a deixar o emprego”, relatou a palestrante. A painelista destacou ainda que, a cada 10 trabalhadores, seis sofrem danos morais, a maioria mulheres. Salientou também que a maior parte destes, são assédios organizacionais. Este tipo de dano caracteriza-se pelo emprego de condutas abusivas, exercidas em decorrência de relações de trabalho, resultando em humilhações para que o trabalhador obtenha um engajamento às políticas e metas da empresa.

O assédio está entre as lutas da classe trabalhadora. A advogada do Sindicato dos Metalurgicos, Maísa Aran, destaca que umas das principais questões de atendimentos do Departamento Jurídico da entidade são por danos morais. “O Sindicato recebe cerca de 30 denúncias por mês relatando assédio moral nas empresas da região, algumas delas foram inclusive condenadas por essa prática.”
O evento foi uma promoção do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde e Trabalho da UFRGS e abordou o tema "Da Violência ao Suicídio no Trabalho". A palestrante é médica do trabalho, doutora em Psicologia Social peal PUC-SP e autora do livro "Do Assédio Moral à Morte em Si".

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul



Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3464-6030 / 3333-6726

Tecnologia do Blogger.