Para a médica Giana Silveira Giostri, ortopedista do Hospital VITA Batel e especialista em cirurgia da mão, para diminuir os índices de acidentes nesse período do ano, é preciso alertar a população sobre os perigos da “brincadeira”. Ela explica que a imprudência e a falta de informação são os principais motivos para esta alarmante incidência.
Além disso, esses acidentes devem ser socorridos de forma correta e ágil, para evitar seqüelas. “Primeiro, é necessário que a população se previna. Mas, em caso de acidente, a pessoa deve ser encaminhada para atendimento médico”, alerta a especialista em cirurgia da mão.
Alguns cuidados para aproveitar as festas de fim de ano com segurança:
- Não segure os fogos de artifício com as mãos;
- Prenda o rojão em uma armação, em uma cerca ou em um muro, e não fique próximo após acendê-lo;
- Não tente acender os fogos que falharem;
- Dispare os fogos somente ao ar livre, um de cada vez, e veja se não há substâncias inflamáveis ou redes elétricas nas proximidades;
- Tenha sempre um recipiente de água por perto para colocar os foguetes já usados, ou aqueles que falharam, para não haver riscos de novas explosões;
- Nunca associe bebida alcoólica ao uso de fogos;
- Confira sempre o certificado de garantia dos fogos;
- E, NÃO ESQUEÇA, mesmo com o certificado acidentes acontecem, especialmente, quando os fogos são manipulados sem cuidado.
- Fonte: http://www.centralpress.com.br/especialista-alerta-sobre-perigo-dos-fogos-de-artificio/