5 de dezembro de 2011

Diadema entrega novo posto de atenção à saúde mental





Juliana Cristina
Diadema - A Prefeitura de Diadema, através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou na semana passada a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial da região norte, o Caps Norte, situada à Rua das Macieiras, 124, Jardim ABC. Para a ação foram investidos R$ 140 mil e o objetivo é atender cerca de 50 pacientes por dia.

A partir de agora, a nova unidade do Centro de Atendimento Psicosocial (Caps) Norte atenderá a demanda da Saúde Mental dessa região, vinda das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ABC, Canhema, Nações, Reid, Paineiras e Maria Tereza. As intervenções ocorreram após a mudança da antiga UBS ABC do local para uma nova edificação, em junho deste ano.

O evento de inauguração do novo equipamento de saúde contou com a presença do prefeito da cidade Mario Reali, além da Secretária de Saúde a médica Aparecida Pimenta. Além da entrega da unidade, na ocasião, os presentes puderam conferir uma apresentação musical feita por um grupo formado por pacientes de todos os Caps, Consultório de Rua e voluntários, que animaram o local com músicas da banda Jota Quest, Roberto Carlos, e outros. "A atenção e cuidado com a saúde mental também é uma das prioridades do governo, e este é mais um passo em direção a excelência. Temos muito ainda que caminhar, mas estamos dando um passo de cada vez", disse Reali.

O prédio passou por reforma e readequação do espaço, executados pelo Departamento de Obras e Projetos da Secretaria de Serviços e obras. As instalações foram adaptadas com o objetivo de se criar ambientes adequados ao serviço, além das reformar elétrica, hidráulica, troca de forro, piso e pintura geral do imóvel. "A construção e reforma foi feita com cuidado para atender da melhor forma possível os atendidos", completou o chefe do executivo.

Com dois andares, o prédio conta com 400 m², abrigando enfermarias, banheiros para os pacientes, consultórios, sala de grupo, convivência, setor administrativo, sala de atividades dos usuários, refeitório, e vestiários para os funcionários.

O serviço funciona como hospital-dia, com uma média de 50 pacientes diários e também conta com oito leitos de internação. Os pacientes são medicados, contam com atendimento psicológico, médico e familiar. Eles participam de oficinas culturais e é realizado trabalho de inclusão no território, com a participação em atividades nos centros culturais e esportivos, próximos às residências dos usuários. O Caps Norte integra a Rede de Atenção à Saúde Mental de Diadema, que prevê a atenção integral aos pacientes com transtornos mentais e problemas relacionados ao consumo de álcool e drogas.

No último mês, a Secretaria de Saúde de Diadema foi selecionada entre as dez experiências nacionais "Bem Sucedidas de Gestão Participativa" em municípios com mais de 50 mil habitantes, recebendo o 2º lugar na 4ª Edição do Prêmio Sérgio Arouca de Gestão Participativa no SUS.

Para participar deste prêmio, a Secretaria Municipal de Saúde encaminhou o artigo "Participação da Comunidade no SUS de Diadema", que relata o processo do envolvimento da população para consolidar o Sistema Único de Saúde, e propõe uma reflexão sobre os atuais desafios da gestão participativa na cidade.

A premiação acontecerá durante a 14ª Conferência Nacional de Saúde, evento sobre saúde mais importante no Brasil, que será terminou ontem (4) em Brasília-DF, e tem como objetivo discutir a política nacional da área.

Diadema estará presente com três delegados, representando os segmentos de Gestor, do Trabalhador da Saúde e do Usuário, são eles a Assistente Social e Gestora da Escola da Saúde, Cristina Ataíde; a técnica de enfermagem do Quarteirão da Saúde, Ana Maria da Silva; e o munícipe e representante do Conselho de Saúde da cidade, Cristiano Neves.

Bem que a Prefeitura do Rio poderia seguir esse exemplo.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3464-6030 / 3333-6726

Tecnologia do Blogger.