9 de março de 2012

Policlínica se classifica entre as 30 unidades básicas com melhor desempenho


Na organização da atenção à saúde, o agente comunitário de saúde e o agente de vigilância em saúde desempenham papéis fundamentais, pois se constituem como elos entre as comunidades e os serviços de saúde.
Ambos são co-responsáveis pelo controle de endemias, e devem desenvolver suas atividades em conjunto de maneira a potencializar o trabalho.
A integração das bases territoriais da atuação destes agentes e dos processos de trabalho dos integrantes das equipes da atenção primária à saúde e vigilância em saúde são fatores fundamentais para o êxito desse trabalho.

 Como obter o Certificado de Reconhecimento ao Cuidado de Qualidade?
Etapa 1: Preenchimento do questionário de auto avaliação, composto de 10 questões relativas à integração entre o agente de vigilância em saúde e a atenção primária à saúde. O questionário estará disponível para preenchimento online, após solicitação à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde pelo e-mail: cvas.rio@gmail.com
O preenchimento do questionário deve ser realizado com a participação das equipes de atenção primária à saúde e dos agentes de vigilância em saúde, de modo que reflita a realidade da situação local.

Etapa 2: Será avaliado pela Coordenação dois indicadores: 1) % de reuniões de equipe da atenção primária à saúde com a participação de agentes de vigilância em saúde; 2) % de bloqueios realizados.
A partir desses indicadores será construído um índice para avaliar a integração do agente de vigilância em saúde com a atenção primária, cuja fórmula é: (Indicador 1 x 0,6) + (Indicador 2 x 0,4)
As 30 unidades básicas com melhor desempenho com relação a este índice, terão uma visita de avaliação agendada.
Somente serão certificadas as unidades de saúde que tiverem valores acima de 80% nos indicadores supracitados.

 Etapa 3: Durante a visita de avaliação serão analisados os itens do questionário de auto avaliação com a presença da equipe da atenção primária à saúde e dos agentes de vigilância em saúde. Esta visita também tem o objetivo de discutir com a equipe de pro-fissionais e gestores os avanços e dificuldades vivenciadas nas ações de vigilância ambiental em saúde.

O que é necessário para que a unidade seja candidata à certificação?

1. Possuir agente de vigilância em saúde lotado na unidade de saúde

 Cronograma
30/01/2012: início do prazo de solicitação dos formulários para adesão à certificação e do envio do questionário preenchido
17/02/2012: encerramento do prazo de solicitação dos formulários para adesão à certificação e do envio do questionário preenchido
29/02/2012: divulgação da classificação das unidades
01/03/2012: início das visitas às unidades e divulgação nos blogs do cronograma das visita
01/06/2012: divulgação do resultado das unidades certificadas

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3464-6030 / 3333-6726

Tecnologia do Blogger.