Na organização da atenção à saúde, o agente comunitário de saúde e o agente de vigilância em saúde desempenham papéis fundamentais, pois se constituem como elos entre as comunidades e os serviços de saúde.
Ambos são co-responsáveis pelo controle de endemias, e devem desenvolver suas atividades em conjunto de maneira a potencializar o trabalho.
A integração das bases territoriais da atuação destes agentes e dos processos de trabalho dos integrantes das equipes da atenção primária à saúde e vigilância em saúde são fatores fundamentais para o êxito desse trabalho.
O preenchimento do questionário deve ser realizado com a participação das equipes de atenção primária à saúde e dos agentes de vigilância em saúde, de modo que reflita a realidade da situação local.
Etapa 2: Será avaliado pela Coordenação dois indicadores: 1) % de reuniões de equipe da atenção primária à saúde com a participação de agentes de vigilância em saúde; 2) % de bloqueios realizados.
A partir desses indicadores será construído um índice para avaliar a integração do agente de vigilância em saúde com a atenção primária, cuja fórmula é: (Indicador 1 x 0,6) + (Indicador 2 x 0,4)
As 30 unidades básicas com melhor desempenho com relação a este índice, terão uma visita de avaliação agendada.
Somente serão certificadas as unidades de saúde que tiverem valores acima de 80% nos indicadores supracitados.
O que é necessário para que a unidade seja candidata à certificação?
1. Possuir agente de vigilância em saúde lotado na unidade de saúde
17/02/2012: encerramento do prazo de solicitação dos formulários para adesão à certificação e do envio do questionário preenchido
29/02/2012: divulgação da classificação das unidades
01/03/2012: início das visitas às unidades e divulgação nos blogs do cronograma das visita
01/06/2012: divulgação do resultado das unidades certificadas