28 de março de 2012

PREFEITURA DO RIO INAUGURA A 58ª CLÍNICA DA FAMÍLIA, EM MADUREIRA

_3F801C37DC23825 
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil inaugura nesta quarta-feira, 28 de março, às 11h, a 58ª clínica da família da cidade, em Madureira. Localizada na Praça Patriarca, a Clínica da Família Souza Marques vai beneficiar 28 mil moradores e amplia para 40% a cobertura de saúde da família na região de Madureira e adjacências. A unidade será a primeira a contar com uma sala de atendimento específica para a mulher e abrigará, ainda, o terceiro Centro de Referência para Obesos do município.
Atualmente, a cobertura de saúde da família no Rio de Janeiro chega aos 32%, o que equivale a 2 milhões de cidadãos com assistência integral e personalizada de saúde. O número é dez vezes maior do que no início da atual gestão, em 2009, quando havia cerca de 200 mil pessoas no programa e o índice de cobertura era de apenas 3,5%. Apenas na região de Madureira, em 2008, 11% da população eram beneficiados pelo programa.
A Clínica da Família Souza Marques é a sexta da área de planejamento 3.3 (Madureira e adjacências) e contará com oito equipes de saúde da família e três de saúde bucal. A previsão é de que sejam feitas 2.800 consultas médicas mensais, além dos demais procedimentos e serviços que serão oferecidos. A unidade será instalada em um prédio de dois andares, onde já funciona a Policlínica Alberto Borgeth.
A nova Clínica da Família será a primeira a abrigar uma sala de atendimento específica para as mulheres. No local, as pacientes terão acesso a exames como preventivo, de colo de útero, planejamento familiar, ações de promoção à saúde da mulher, entre outros. A unidade é a primeira a receber a sala.
O terceiro Centro de Referência para Obesos da cidade também será instalado na clínica. O Centro atende pacientes com sobrepeso e obesidade mórbida. O local tem um consultório e uma sala para atividades de grupo e orientação nutricional, e conta com equipamentos específicos como macas para até 200 kg, balança de até 300 kg, cadeiras especiais para pacientes com obesidade e aparelho de pressão para obesos (com manguito maior). O espaço é vinculado a centros de referências do SUS que realizam a cirurgia de redução de estômago para, se houver necessidade, encaminhar os pacientes para a realização da cirurgia.
A unidade fica na Praça Patriarca, em Madureira, e ficará aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h, às 12h. O investimento é de R$ 2,8 milhões e as obras foram realizadas pela RioUrbe.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3464-6030 / 3333-6726

Tecnologia do Blogger.