Vem de Minas um exemplo que mostra como a economia pode garantir maior competitividade aos estabelecimentos comerciais. Por meio do programa denominado 5 Menos que são Mais, proprietários de restaurantes, bares, padarias e pousadas de São João Del-Rei e Tiradentes aprenderam que desperdiçando menos água, matéria-prima e gerando menos lixo poderiam obter mais lucro, produtividade e qualidade ambiental.
Por meio de diversas ações, os restaurantes reduziram o desperdício de alimentos entre 10% e 50% e cerca de cinco quilos de alimentos deixaram de ir para o lixo diariamente em cada um dos 14 empreendimentos participantes. Controle na reposição dos self-services, substituição dos recipientes grandes por menores ao final do período de almoço e gratificação aos funcionários que conseguissem reduzir o desperdício foram algumas medidas tomadas.
Nas padarias, uma iniciativa importante foi a padronização dos pães e pizzas, por meio do controle da pesagem de todos os ingredientes. Resultado: redução dos gastos em 50% com a compra de calabresa e 20% com frango e bacon.
O mesmo controle foi feito com material de limpeza. As empresas passaram a utilizar dosadores, controlar estoques, diluir os produtos e a incentivar os empregados a gastar menos e de maneira correta. Por conta disso, a redução no consumo chegou a 38%.
Portanto, fique atento. As medidas aparentemente são simples, mas, juntas, podem significar uma boa economia e, consequentemente, um resultado melhor para a empresa.
Um exemplo que pode ser seguido em qualquer lugar, a qualquer momento e PRINCIPALMENTE NA SAÚDE.