Além das coletas externas, do Programa Doador do Futuro e das ações junto à mídia, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) tem investido nas redes sociais para captar novos doadores voluntários de sangue.
Por meio do facebook, do orkut, twitter e flickr, as ações do órgão são disseminadas, a necessidade de doações é enfatizada, são divulgadas as coletas externas e campanhas e os voluntários ainda podem se cadastrar, especificando a cidade onde residem e o tipo sanguíneo.
Segundo a gestora de redes sociais do Hemoal, Aline Bello, essas ferramentas se caracterizaram como mecanismos de comunicação eficientes no mundo contemporâneo, já que promovem a interação entre os jovens, por meio da Internet. E diante do grande apelo popular que o facebook, orkut, twitter e flickr possuem na atualidade, em pouco mais de seis meses, a interação com os doadores de sangue, principalmente com os jovens, aumentou significativamente.
“Desde fevereiro deste ano a nova plataforma multimídia do órgão está disponibilizando as informações referentes à política de sangue do Estado, publicando as campanhas e coletas itinerantes ao órgão. O sucesso do projeto é tão grande, assim como a resposta obtida. Temos um grande feedback com os doadores e com àqueles que, mesmo sem ainda terem feito sua primeira doação, passaram a integrar as redes sociais do Hemoal, tiram suas dúvidas, esclarecem seus mitos, e muitos deles, acabam decidindo tornarem-se doadores voluntários”, enfatizou Aline Bello.
Realidade verificada ao analisar o histórico do advogado Felipe Olegário, que é doador de sangue voluntário do Hemoal, e passou a integrar o facebook do órgão. Desde estão, segundo ele, passou a se informar sobre os tipos de sangue que estão em falta no hemocentro alagoano, além das campanhas realizadas e sobre as coletas externas.
"Ao acessar o facebook de uma tia, verifiquei que ela integrava o do Hemoal e, desde então, passei a fazer parte dele também. Ele funciona como uma ferramenta de interação muito importante para os doadores, principalmente àqueles que estão sintonizados com as redes sociais diariamente", frisou.
Esclarecendo dúvidas – Por meio do facebook, orkut, flickr e twitter, o Setor de Captação de Doadores de Sangue e Medula Óssea vem esclarecendo as dúvidas dos voluntários e recebendo sugestões, conforme desta a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.
Como também ressaltou a gestora de redes sociais do órgão, será possível aumentar a interação com os jovens, falando uma linguagem moderna, que os levem a compreender e se sensibilizar com a importância da doação de sangue e medula óssea.
“Como as redes sociais são utilizadas com freqüência pela juventude, que chega a passar mais de 10 horas diante de um computador ou acessando as ferramentas por meio do celular, acreditamos tocá-los para a causa nobre que representa doar sangue e medula óssea”, evidenciou Verônica Guedes. Para se ter idéia, somente o facebook do Hemoal possui 1.022 doadores associados, que se informam sobre as coletas, a necessidade de doações e campanhas para o cadastro do banco de doadores de medula óssea.