Gostaria de chamar a atenção de todos os Gestores da Secretária Municipal de Saúde para o sentido da palavra que tanto falamos e pedimos: "COOPERAÇÃO".
Recorrendo ao bom dicionário temos uma definição muito simples que é o ato ou efeito de cooperar, que por sua vez, significa: "Operar simultaneamente; colaborar".
Esta ação é subjetiva a todos os seres humanos civilizados.
É interessante o sentido dessa palavra:
operar simultaneamente.
Quando operamos queremos uma cooperação dos nossos Trabalhadores ou deixamos que a operação seja deles e cooperamos.
Veja:
Co-operação! O Gestor opera e o Trabalhador auxilia, colabora, mas de forma simultânea, ou o Trabalhador opera e o Gestor auxilia, colabora!
Os resultados trazidos são... Satisfação para todas as partes.
De um lado temos alguém operando para sanar um problema e de outro lado temos alguém que cooperou para o resultado.
Usamos as palavras para classificar termos e situações e muitas vezes mudamos seus sentidos e até significados, causando distorções que acabam por potencializar o problema enfrentado.
Para cooperar, a atuação em conjunto é fundamental, se não a palavra seria simplesmente operação.
Isso requer que o Gestor esteja acompanhando de forma próxima o seu Trabalhador e seu local de Trabalho, na operação do suprimento das necessidades ou desafios, garantindo com isso que os objetivos sejam atingidos satisfatoriamente em sua maioria, quando não, à todos.
Isso também significa que os Trabalhadores também devem buscar tal proximidade para os mesmos objetivos.
Compreender o sentido exato das palavras, ajuda a esclarecer o papel do trabalhador, colaborador ou usuário que Consciente, solidário, participativo, cidadão e ético participa e coopera para engrandecimento próprio, de sua Gestão e da Comunidade como um todo.
Unidos somos fortes! Separados ficamos frágeis.